Eletrobras faz chamada para Procel Reluz
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Eletrobras) —
A Eletrobras, executora do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), do governo federal, vai destinar R$ 17,5 milhões para a Chamada Pública Procel Reluz 01/2017. O objetivo da chamada é promover a implementação de projetos de iluminação pública com tecnologia LED e desenvolver a capacidade das administrações municipais de modelar e operacionalizar, seja individualmente ou através de parcerias, a gestão do seu parque de iluminação pública.
Os recursos só podem ser destinados a projetos que promovam a melhoria de sistemas de iluminação pública existentes, limitados a vias e praças públicas. A verba está prevista no Plano de Aplicação de Recursos do Procel, estabelecido na Lei 13.280/2016. Os proponentes terão o apoio de um tutorial on-line para auxiliar na elaboração da proposta e no entendimento do edital. O tutorial contempla diversas videoaulas e fóruns de interação.
Desde a sua criação, o Procel Reluz beneficiou 1.327 municípios, tornando eficientes cerca de 2,78 milhões de pontos de iluminação pública. A implantação de sistemas eficientes tem impacto direto na sociedade, pois beneficia e melhora a qualidade de vida da população, uma vez que promove a valorização noturna dos espaços públicos urbanos, reduz o consumo de energia elétrica e melhora as condições de segurança nas vias.