Pronto calendário das bandeiras para 2016
Da Redação, de Brasília (Com o apoio da Aneel) —
Já está disponível no site da Aneel (www.aneel.gov.br) o calendário de divulgação das bandeiras tarifárias que vigorarão durante o ano de 2016. A próxima bandeira a ser conhecida é a do mês fevereiro, que será divulgada em 29 de janeiro. A bandeira válida para um mês será sempre divulgada na última semana do mês anterior. A ideia é que o consumidor identifique a bandeira do mês e reaja a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício.
O sistema é aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN, exceto no estado de Roraima. Desde o dia 1º de julho de 2015, as permissionárias de distribuição de energia também estão participando da medida.
Pelo sistema de bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. As cores indicam:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre acréscimo;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,045 para cada quilowatt-hora kWh consumido.