Boas Festas e que venha 2018
Os leitores do “Paranoá Energia” tiveram o carinho e a delicadeza de enviar ao editor deste site inúmeras manifestações com desejos de Boas Festas e Feliz Ano Novo. Foram muito bem recebidas.
O ano que está terminando foi difícil para todos, mas felizmente a economia começou a se recuperar. Ainda vai levar algum tempo para que a situação se consolide, até porque o nível de desemprego é muito alto.
Mas em outros indicadores já é possível observar que o Brasil tem avançado: inflação baixíssima, comércio exterior favorável, taxa de juros também em nível bastante reduzido, apetite de investidores por aplicações no Brasil.
Isso tudo apesar da péssima qualidade da classe política. Há pouco, na véspera do Natal, o presidente Michel Temer deu um “presente” à sociedade, na forma de um indulto que beneficia corruptos. Nem há o que comentar, de tão infeliz que foi a sua atitude.
Não surpreende, aliás, no cipoal de iniciativas altamente polêmicas que tem sido o seu Governo. Ainda bem que o tempo passa muito rapidamente e daqui a pouco só se ouvirá o nome dele na hora de prestar contas à Justiça após o término do mandato.
Também é surpreendente que o mesmo grupo que detonou a economia do País e o jogou no buraco tenha a cara de pau de querer dar aulas à sociedade e ao grupo que está mandando, que, felizmente, não é formado apenas pelo desastrado presidente Temer. Não há dúvidas que, tirando alguns nomes que trabalham no Palácio do Planalto, a equipe de governo, hoje, é formada por pessoas um pouco mais competentes que aqueles que integravam a gestão passada.
As pesquisas por enquanto indicam que o ex-presidente Lula lidera a corrida sucessória, mas muita água ainda vai passar por baixo da ponte. E ninguém pode dizer com certeza que o líder do PT será candidato ou se estará atrás das grades no dia da eleição. O PT é uma preocupação obviamente não pelo fato de ser o PT, mas, sim, porque ainda são muito frescas as lembranças da roubalheira que alguns gatunos peludos do partido praticaram numa escala nunca vista na História deste País. Não é sem motivo que há vários companheiros passando uma temporada em Curitiba ou então na Papuda.
A Justiça, lenta, não consegue definir o que pretende fazer com os políticos que meteram a mão na massa, mas são possuidores do foro privilegiado. Não só do PT, mas de todos os partidos em geral, inclusive o ex-presidente nacional do PSDB, que hoje é uma triste figura que desliza sem rumo pelos corredores do Congresso. O STF é uma decepção só e a cada dia bota um corrupto na rua.
Quando se olha para 2018, há um fantasma que assusta e que não se chama Lula. É o deputado Bolsonaro, com o seu demagógico discurso de ódio e o seu desconhecimento sobre a sociedade em geral.
O ex-presidente Lula ou seus companheiros têm vários defeitos (arrogância, incompetência, populismo, faro especial para a ladroagem, entre outros), mas não se pode dizer que eles constituam um risco à democracia, ao contrário do deputado Bolsonaro e a sua luta incansável contra a tolerância, a diversidade e uma série de avanços que o País teve nos últimos anos. Vai ser dose ter que eventualmente engolir um presidente da República cujo principal atributo é ser o chefe da bancada da bala. Socorro.
Finalmente, na área de energia, espera-se que, em 2018, o MME entregue os três principais produtos que prometeu e até agora não conseguiu cumprir: o novo modelo do setor elétrico (inclusive a abertura do mercado), a privatização da Eletrobras e a solução para o GSM. Por enquanto, o que existe é que o MME prometeu o que não podia entregar. Este site não torce contra, mas também não pode deixar de registrar que efetivamente é isto que está acontecendo. Muito blá-blá-blá e até agora nada. E aí, MME, onde estão as decisões?
Bom, que venha 2018. O site “Paranoá Energia” agradece a todos pelo apoio, críticas e sugestões. Um agradecimento especial vai para os patrocinadores. E deseja a todos Boas Festas, muito sucesso e um ano novo cheio de realizações pessoais e profissionais.
Abraço a todos,
Maurício Corrêa, editor