Furnas lança obras técnicas online
Da Redação, de Brasília (Com apoio de Furnas) —
Profissionais da área de energia, estudantes e acadêmicos agora contam com mais uma importante ferramenta para pesquisas e consultas sobre inovação. A geradora Furnas acaba de lançar em seu site um ambiente exclusivo para o compartilhamento das publicações técnicas, produzidas a partir de sua experiência de décadas, na construção e instrumentação de grandes empreendimentos de geração de energia.
Além de divulgar o conhecimento dos técnicos da empresa, Furnas pretende atender a uma expectativa do mercado por informações inéditas sobre processos de normalização técnica, estudos de caso e projetos de pesquisa.
Serão compartilhados instruções técnicas, práticas recomendadas, manuais, livros e cartilhas. Todos os trabalhos são de aplicação no setor de construção e de segurança em barragens de usinas hidrelétricas, além de importante aporte de conhecimento técnico em áreas acadêmicas afins ao setor elétrico.
As publicações ficarão disponíveis no endereço eletrônico
http://www.furnas.com.br/frmPUPublicacoesTecnologicas.aspx .
Na primeira etapa, serão disponibilizadas ao público duas instruções técnicas, um livro e duas cartilhas:
Instrução técnica – Ensaio de Compressão Uniaxial em Rocha: metodologia empregada por Furnas para ensaio em laboratório, com objetivo de determinar a resistência da rocha.
Instrução técnica – Avaliação Operacional da Instrumentação de Auscultação Civil: descreve as ações a serem tomadas durante as inspeções dos instrumentos de monitoramento das estruturas das usinas do sistema Furnas, de modo a verificar seu estado de conservação e operacionalidade.
Livro – Erosão em Borda de Reservatório, 2017; Cartilha – Erosão em Borda de Reservatório, v.1, 2016; Cartilha – Meio Ambiente: Erosão em Borda de Reservatório, v.2, 2016: o livro e as cartilhas abordam as análises feitas, durante cinco anos (2011-2016), pelos pesquisadores de Furnas, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Brasília (UnB). As publicações contaram com a contribuição de 77 autores, que trouxeram um olhar mais amplo sobre o tema “Erosões”, abordando os aspectos técnicos e os de cunho ambiental que contribuem de maneira efetiva na prevenção de processos erosivos.