Renova reduz despesas com home office
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Renova) —
Em de 2015, quando o Brasil atravessava uma das suas piores crises econômicas, senão a pior, em paralelo a Renova Energia, uma das principais geradoras de energia por fontes renováveis do país, via o seu agressivo plano de expansão precisar ser reinventado. A dificuldade no acesso às linhas de financiamento, somada a uma negociação mal sucedida com a americana SunEdison, fez com que a companhia adotasse um plano de reestruturação focado na sustentabilidade do negócio no longo prazo.
A partir daí inúmeras ações foram adotadas. Uma delas era reduzir custos relacionados aos escritórios e os seus respectivos aluguéis. Foi neste momento que o Renova Flex foi criado com o intuito de abranger, também, outros fatores, tais como sustentabilidade, qualidade de vida e aumento de produtividade. Tudo isso em meio a um turbilhão que estava sendo vivido na empresa e no mercado brasileiro.
Com a implantação do home office, a empresa teve um número 55% menor de saídas voluntárias se comparada com 2016, quando ainda não havia implantado o Renova Flex. Com isso, as ações internas, ao longo do ano, não apenas motivaram os colaboradores, como também contribuíram para a diminuição do turnover na empresa. Além disso, a companhia conseguiu reduzir em 63% custo anual de aluguel dos escritórios, o que contribuiu de forma positiva para a restruturação da empresa.
O primeiro passo foi acabar com os postos de trabalho fixos no escritório. A ideia era justamente que todas as áreas conversassem promovendo assim uma rica vivência, diferentes insights e maior interação entre os colaboradores. A segunda iniciativa foi adotar a prática do home office, algo pouco usual no segmento que a companhia atua.
A empresa já tinha posse das tecnologias necessárias para este tipo de trabalho faltava apenas colocar em prática. Cinco meses após o primeiro dia fora da convencional baia de trabalho, o administrador de redes da Companhia, Fausto Duarte Félix, conta que agora é possível trabalhar de casa sem perder a concentração nas atividades solicitadas no dia a dia.
“A área de TI na qual faço parte sempre teve recursos para atuar remotamente, mas empresas anteriores nunca me ofereceram esse modelo de trabalho. A minha área suporta vários setores como o RH, jurídico e financeiro, e as solicitações são feitas de forma sistêmica o que ajuda a organizar as atividades de acordo com a criticidade. ”comenta Felix, que faz questão de lembrar sobre os “64 km percorridos em mais de duas horas para ir e voltar do escritório” em dias que não são de home office.
As mudanças tiveram grande aceitação, os colaboradores já estavam engajados com o momento pelo qual a empresa passava e de acordo com a área de Recursos Humanos responderam de maneira positiva ao novo modus operandi da companhia. Segundo pesquisa realizada em julho de 2017 na unidade de São Paulo, 90% dos colaboradores utilizam o trabalho remoto pelo menos uma vez por semana.
Ainda assim era preciso falar diretamente com o colaborador, era necessário um espaço que servisse não apenas para comunicados oficiais, mas que também o colaborador se sentisse à vontade para falar de assuntos que julgasse relevante. Foi aí, que a empresa disponibilizou uma rede social corporativa, no intuito de agilizar o relacionamento com o funcionário e de amplificar as informações sobre os mais variados temas que envolvam a Renova Energia.
“Através da rede social Yammer, os nossos colaboradores, seja do escritório ou de casa, conseguem ter acesso ao que está acontecendo na empresa. Os colaboradores postam vídeo falando sobre a importância da segurança em locais de obra, picos de geração de energia e até mesmo compartilham fotos de almoços e comemorações de aniversários. É uma ferramenta bem interessante que promove não somente o alinhamento entre os colaboradores, mas também a interação e leveza na comunicação interna”, explica Cintia Rodrigues Alves, gerente de Recursos Humanos da Renova.
Para o diretor-presidente da companhia, Carlos Figueiredo, o Renova Flex foi uma inovação que a empresa necessitava e também uma novidade para o setor, considerado por muitos tradicional, quebrando paradigmas. “A Renova Energia sempre teve a inovação atrelada ao seu DNA, era preciso desenhar um programa para o momento que estamos vivendo, mesmo que fosse necessário ir de encontro ao modelo que o setor estava acostumado. Para que os funcionários produzam mais e melhor, é preciso que estejam felizes, satisfeitos e engajados com a empresa. Foi justamente isso que a nossa companhia buscou com o Renova Flex”, finalizou Figueiredo.
A Renova Energia S.A. é uma empresa de geração de energia por fontes renováveis com foco em parques eólicos, pequenas centrais hidrelétricas e projetos de energia solar. Faz a prospecção, desenvolvimento e implementação de empreendimentos de geração de energia renovável. Nos seus 16 anos de atuação, a Renova investiu na formação de uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada e composta por profissionais com experiência no setor elétrico. A empresa comercializou 1.231 MW de capacidade instalada de energia no mercado regulado e cerca de 2 GW no mercado livre.