Tradener já pode extrair gás no Paraná
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Tradener) —
A Tradener, empresa pioneira na comercialização de energia livre no Brasil, acaba de receber autorização ambiental para extrair, em caráter de teste, o gás natural de dois poços no distrito de Barra Bonita, município de Pitanga, no centro do Estado do Paraná. Essa licença foi emitida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 12 de Janeiro e é válida para todo o ano de 2018.
Para o presidente da Tradener, Walfrido Victorino Avila, a licença ambiental de teste desses poços é fundamental para atestar a viabilidade econômica sobre o poço. “Já estamos preparando toda a acessibilidade aos poços e vamos contratar uma empresa especializada na compressão e transporte de gás”, informou ele. Segundo explicou, no passado, o gás em teste era queimado. Atualmente, porém, o gás retirado ainda em teste é comercializado normalmente.
A extração deve começar em julho deste ano. “Temos uma expectativa de extrair 30 mil metros cúbicos de gás por dia durante essa licença de teste dos poços”, diz o executivo. Na sua plena capacidade de extração, os poços do distrito de Barra Bonita devem produzir 100 mil m³/dia, o equivalente a aproximadamente 16 caminhões de gás. O investimento total, apenas na operação para o início de extração desses poços, é equivalente a 2 milhões de dólares.