Preço horário “sombra” começa em abril
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CCEE) —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS informaram que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD – em etapa horária, em caráter de teste – conhecido como preço horário “sombra” – passará a ser divulgado ao mercado a partir de 16 de abril de 2018.
O preço horário “sombra” será utilizado para análise dos impactos e adaptação dos agentes de mercado e das instituições, sendo publicado em paralelo ao PLD semanal já existente, o qual permanece válido para efeito das liquidações financeiras do Mercado de Curto Prazo (MCP) de energia elétrica, conforme as regras aplicáveis.
Os dados das simulações serão divulgados pela Câmara de Comercialização e pelo ONS em seus respectivos sites, de modo a permitir a reprodução dos cálculos pelos participantes de mercado.
A fase de testes com o preço “sombra” tem como objetivo reforçar os pilares de transparência, previsibilidade e segurança regulatória, garantindo um bom ambiente de negócios, além da participação de todos os envolvidos no processo antes de sua efetiva entrada em vigor, prevista para janeiro de 2019.