Turbina a gás da GE bate recorde de eficiência
Da Redação, de Brasília (Com apoio da GE) —
A termelétrica Chubu Electric Nishi-Nagoya Block-1, equipada com turbina 7HA da GE, foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mais eficiente usina de ciclo combinado do mundo, com uma eficiência de 63,08%. Além da turbina a gás HA, a usina utiliza a tecnologia de turbina e gerador a vapor da Toshiba Energy Systems & Solutions (ESS), além do design e a construção do sistema da planta da empresa.
Com essa conquista, a turbina HA da GE é reconhecida por impulsionar as usinas de energia mais eficientes do mundo nos segmentos de energia de 50 e 60 Hz. O outro recorde aconteceu em 2016, quando uma instalação da França, em Bouchain, alimentada pela turbina 9HA, foi eleita a planta de ciclo combinado mais eficiente do mundo de 50hz, com uma taxa de eficiência de 62,22%.
“Estamos muito orgulhosos em fazer história novamente e sermos parceiros da Chubu e Toshiba para levar a turbina HA, líder de mercado da GE, para o Japão”, comenta Russell Stokes, presidente e diretor executivo da GE Power. “Nossa tecnologia oferece níveis de eficiência e confiabilidade sem precedentes que podem ajudar países de todo o mundo a atender às demandas de energia atuais e atingir metas de emissões mais agressivas”, explica.
A GE forneceu três turbinas a gás 7HA.01 para a usina nuclear Nishi-Nagoya Block-1, que é responsável pela geração de 1.188 MW de energia para a rede, o equivalente para abastecer 2,7 milhões de residências no Japão. As turbinas desse modelo da GE são a frota a gás que crescem mais rápido no mundo e que já alcançaram mais de 88.000 horas de operação de experiência comprovada globalmente.
“Para apoiar a manufatura, fornecendo uma fonte de energia estável e barata em Chubu, região central do Japão, temos feito esforços incansáveis para construir instalações que alcancem os mais altos níveis de produção e eficiência do mundo”, explica Satoru Katsuno, presidente e diretor da Chubu Electric Power. “Acreditamos que a nossa constante busca pela inovação levou a esta conquista”, finaliza.
O Japão está atualmente em transição para geração de energia mais limpa e eficiente. Usinas de ciclo combinado, de baixo custo, movidas a gás natural e renováveis estão se tornando mais importantes no país, à medida que o crescimento da demanda diminui e as concessionárias enfrentam mais concorrência devido à desregulamentação do setor.
Quando a Chubu Electric estava procurando substituir sua instalação Nishi-Nagoya de 40 anos, selecionou uma turbina a gás com maior eficiência e flexibilidade que poderia suportar operação com ciclo múltiplo combinado, fornecendo baixas emissões de NOx e funcionando com combustível de gás natural liquefeito (GNL).
A 7HA permite uma ampla gama de combustíveis gasosos e líquidos, incluindo gás de alto teor de etano (xisto) e GNL. Além disso, essa turbina pode aumentar a carga total em menos de 30 minutos, permitindo uma maior estabilidade da rede com fontes de energia alternativas. Esses ganhos de eficiência ajudarão a Chubu Electric a reduzir os custos de combustível e as emissões de CO2.
A GE forneceu mais três turbinas a gás 7HA.01 para a segunda parte da instalação Nishi Nagoya. O Japão e os EUA são as maiores regiões de energia de 60Hz. A GE já tem duas usinas semelhantes totalmente comissionadas no Texas que usam a tecnologia 7HA. A perspectiva para esse ano é que a empresa forneça mais de 30 unidades da HÁ em todo o mundo.