Vendas do Leaf no Japão superam 100 mil
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Nissan) —
A Nissan vendeu mais de 100 mil unidades do Leaf no Japão desde o lançamento da primeira geração do modelo, em 2010. Primeiro carro elétrico do mundo com produção em massa, é o modelo zero emissão mais vendido globalmente, com mais de 300 mil unidades acumuladas em todo o planeta.
Desde que anunciou, há 10 anos, sua visão ambiental de longo prazo, a Nissan tem trabalhado para reduzir as emissões de CO² de veículos novos em 90% até 2050 (comparado com os níveis de 2000), e também para as emissões de CO² em suas atividades corporativas.
A empresa vem realizando esforços em rumo à construção de uma sociedade com zero emissão. Isso inclui o próprio Nissan Leaf e outros veículos elétricos; o desenvolvimento do sistema “Vehicle-to-Home”, que permite aos proprietários do Nissan Leaf usar a energia armazenada nas baterias do carro para alimentar suas casas; implementar soluções em energia renovável fazendo com a utilização de baterias usadas; e cooperar com outras empresas e autoridades locais para estabelecer uma infraestrutura de recargas amplamente disponível.
Baseada na visão de Mobilidade Inteligente da Nissan para uma sociedade mais segura e sustentável em todo o mundo, a empresa vem trabalhando para ampliar a eletrificação e a inteligência dos veículos. A Nissan tem como objetivo abordar as ameaças imediatas que a sociedade enfrenta, como o aquecimento global, problemas de energia, congestionamentos rodoviários e acidentes de trânsito, proporcionando aos clientes experiências empolgantes de direção.
A segunda geração do Nissan Leaf, lançada em outubro de 2017, proporciona uma aceleração suave e potente graças ao seu trem de força elétrico e direção estável graças ao baixo centro de gravidade. O modelo é um ícone da Mobilidade Inteligente da Nissan utilizando a tecnologia de condução autônoma ProPILOT e os sistemas ProPILOT Park e e-Pedal.
“Estamos realmente empolgados por termos atingido a marca de 100 mil unidades vendidas do Nissan LEAF em nosso mercado doméstico e isso não teria sido possível sem nossos clientes, que escolheram esse excelente carro”, disse Asako Hoshino, vice-presidente sênior da Nissan e chefe do Comitê de Operações do Japão. “A era dos veículos elétricos chegou. Como líder em tecnologia, a Nissan continuará trabalhando nas iniciativas de Mobilidade Inteligente para entregar produtos e serviços que superem as expectativas dos consumidores”, completou.
Histórico do Nissan Leaf no Japão
Dezembro de 2010: Primeira geração do Nissan Leaf é lançada com bateria de 24 kWh e 200 quilômetros de autonomia.
Maio de 2012: Lançamento do sistema “Vehicle-to-Home”, no qual o Leaf fornece energia para residências
Novembro de 2012: Autonomia ampliada para 228 quilômetros
Setembro de 2013: Vendas acumuladas do Leaf no Japão ultrapassam as 30 mil unidades
Dezembro de 2015: Autonomia ampliada para 280 quilômetros
Outubro de 2017: Novo Nissan Leaf é lançado com autonomia de 500 quilômetros
Março de 2018: Vendas globais ultrapassam as 320 mil unidades
Encomendas para van elétrica
A Nissan começou a receber encomendas do recém-aperfeiçoado veículo elétrico comercial Nissan e-NV200, que ganhou bateria de maior capacidade para oferecer autonomia ampliada. As entregas do veículo aos compradores no Japão começarão em dezembro.
A van Nissan e-NV200 tem agora nova bateria de 40 quilowatts-hora que dá ao veículo alcance de 300 quilômetros sob o padrão japonês JC08. Combina grande capacidade de carga e interior espaçoso com uma rápida aceleração e silêncio que apenas um veículo elétrico puro pode oferecer.
A nova e-NV200 também pode operar como uma unidade de armazenamento de energia móvel. O plugue de alimentação do veículo, para saídas de 100 volts, pode fornecer eletricidade para ferramentas e equipamentos. Com a “EV Power Station”, equipamento opcional, a Nissan e-NV200 pode até mesmo fornecer eletricidade para escritórios e lojas e servir como fonte de energia de reserva durante blecautes e emergências.