ABB fornece recarga para 1ª eletrovia, no PR
Da Redação, de Brasília (Com apoio da ABB) —
A ABB está entregando a primeira estação de recarga elétrica a ser instalada na BR-277, rodovia federal que corta o estado do Paraná e une Paranaguá, no litoral, a Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. A inauguração, em 27 de março no polo do km 3, em Curitiba, pela Copel, marcou o início de um projeto no qual a companhia pretende instalar oito estações de recarga na rodovia de 608 km, até o final de 2018.
“O crescimento da frota de veículos elétricos é uma tendência irrefreável em todo o mundo, e a Copel integra a vanguarda de empresas neste segmento, investindo em soluções de mobilidade elétrica e em uma rede de energia robusta e inteligente para suportar este novo cenário”, disse Jonel Iurk, presidente da Copel.
A solução de recarga rápida da ABB, instalada no Paraná, é compatível com todos os modelos de carros elétricos disponíveis no mercado brasileiro e permite recarregar dois veículos elétricos simultaneamente, no mínimo de tempo necessário – enquanto se faz uma pausa para tomar um café – por aproximadamente 150 quilômetros. O eletroposto pode carregar de 80 a 90% da capacidade da bateria entre 15 e 30 minutos (dependendo do veículo).
O equipamento possui, ainda, conectividade em nuvem e é parte das soluções digitais do ABB Ability. Possibilita o monitoramento de condições remotas, de modo a verificar a necessidade de serviços, atualizações de software, diagnósticos e solução de problemas. No futuro, também será possível que os motoristas localizem o ponto de recarga mais próximo enquanto estiverem se deslocando.
“A ABB tem um braço de negócios dedicado ao desenvolvimento de carregadores e de tecnologias que envolvem a mobilidade elétrica. A ABB é parceira da Fórmula E, categoria de automobilismo internacional totalmente elétrica da FIA e especialmente posicionada para ampliar os limites da mobilidade elétrica ao promover inovações que se traduzem em recarga mais rápida, como a tecnologia que estamos instalando no Paraná”, acrescentou Paolo Pescali, diretor de Produtos de Eletrificação para a América Latina”.