CPFL aumenta produtividade na geração
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CPFL) —
A Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem, anunciou os resultados da implementação da solução Infor EAM em cinco centrais elétricas da CPFL Energia: Epasa, Ceran, Baesa, Enercan e Foz do Chapecó.
A CPFL Energia, o maior grupo privado de geração, venda e distribuição de energia elétrica no Brasil e a terceira maior empresa de eletricidade brasileira, apresentava grandes desafios em suas usinas de energia. Eles precisavam otimizar o setor de manutenção e processos internos, que ainda eram gerenciados manualmente.
O relacionamento entre as empresas começou em 2013, quando a CPFL Energia licenciou o Infor EAM. Depois de entrar em produção, os principais benefícios percebidos foram maior confiabilidade, segurança e integração da área de manutenção com operações e administração, resultando em mais capacidade de geração, melhor gerenciamento de ativos, benefícios para stakeholders e para o meio ambiente.
As operações ganharam eficiência com melhor monitoramento e segurança, já que o Infor EAM permite uso de ativos com menos desperdício. Com a Infor, a CPFL Energia consegue disponibilizar energia a um preço mais competitivo e pode gerar mais energia com menos ativos. Como agora todos os ativos são monitorados, as plantas são um lugar mais seguro para o trabalho.
“A CPFL também melhorou controles internos e fluxo de trabalho, padronizando processos e métodos que aumentaram a produtividade. Os processos são muito mais seguros e confiáveis agora, porque o Infor EAM permite melhor controle e gerenciamento”, afirma Ricardo Scapinelli, engenheiro O&M – Usina Barra Grande, CPFL.
“Nas usinas elétricas Campos Novos e Barra Grande, a eficiência operacional melhorou a gestão de ativos tornando-a mais eficiente. Não usamos uma métrica monetária para avaliar os sistemas, mas vimos melhores resultados na produção usando a tecnologia. Hoje é muito mais fácil obter informações específicas, criar e personalizar relatórios KPI”, explica André Gonçalves da Silva, da área de Manutenção elétrica na Usina Campos Novos. Ele também destaca a experiência do usuário e a facilidade de uso da aplicação. Em Barra Grande, a eficiência das operações também tem sido um grande diferencial, com mais segurança operacional, rastreamento e integração entre os setores.
“Tudo isso foi possível porque o Infor EAM ajuda a otimizar a vida dos ativos, com alertas de gerenciamento preditivo quando a manutenção é necessária. Os benefícios vistos nas usinas de energia mostram como o uso do Infor Enterpise Asset Management pode ajudar a gestão de ativos e instalações. As empresas do setor de energia, como a CPFL, obtêm mais eficiência operacional, produzindo mais com os mesmos recursos “, afirma João Ricardo Nené, Vice Presidente e General Manager da Infor para a América Latina.