Furnas melhora processo e economiza em LT´s
Da Redação, de Brasília (Com apoio de Furnas) —
A experiência de Furnas ao longo de 34 anos à frente do Sistema de Transmissão de Itaipu gerou economia da ordem de R$ 8 milhões, na manutenção dos circuitos de disparo do sistema HVDC, tecnologia de transmissão de energia em corrente contínua de alta tensão. O processo, que prevê a aquisição e troca de 132 mil capacitores, só foi possível graças ao conhecimento dos profissionais da empresa que desenvolveram uma especificação técnica, permitindo a aquisição desses componentes via pregão eletrônico.
“Nossa equipe estudou as diversas tecnologias atualmente empregadas no projeto e fabricação de capacitores para aplicação em eletrônica de potência. A partir destes estudos, passou a elaborar as especificações necessárias para garantir a adequada manutenção do Sistema de HVDC de Furnas, responsável pelo escoamento de parte da energia da UHE Itaipu”, segundo Fernando Alves Ribeiro, gerente da Gerência de Equipamentos de Subestações de Furnas.
Coordenador do projeto, o engenheiro Gabriel Angelo de B. Vieira destaca a economia alcançada por Furnas, a partir do conhecimento técnico dos profissionais da empresa. “Tínhamos a opção de adquirir estes itens diretamente com o fabricante do sistema HVDC, por um valor mais elevado. Em vez disso, os profissionais de Furnas realizaram diversos ensaios em laboratório para desenvolver uma especificação técnica que nos deu segurança para adquirir esses equipamentos via pregão eletrônico. O resultado foi uma economia significativa para a companhia”, conta Gabriel Vieira.
No primeiro contrato de fornecimento foram adquiridos 33 mil capacitores. A expectativa é que no final do processo de substituição de todos os capacitores, previsto para quatro anos, a economia total seja de R$ 32 milhões. O conversor mais antigo da Subestação Foz do Iguaçu, o CV01, foi o primeiro a receber estes novos componentes e os resultados operativos foram bem satisfatórios.