Alessandra, da Energisa, vai para CA da Abraceel
Maurício Corrêa, de Brasília —
A presidente da comercializadora do Grupo Energisa, Alessandra Amaral, ganhou um presente de “Dia das Mães”, mas não foi dos seus filhos Carolina e Bernardo. Com a saída de Daniel Marrocos Camposilvan, que deixa o Grupo CPFL para abrir um negócio próprio, Alessandra assumirá nas próximas semanas uma vaga no Conselho de Administração da associação dos comercializadores, a Abraceel. Será a primeira mulher a ocupar uma vaga no conselho.
O Estatuto Social da Abraceel diz que “perderá automaticamente o cargo de conselheiro o representante eleito que, por qualquer razão, deixar de ser representante oficial da empresa associada pela qual se inscreveu no processo eleitoral”. Como suplente na eleição realizada em março do ano passado, Alessandra Amaral completará o mandato original de Daniel Marrocos, que vai até março de 2019.
Ela tem uma forte ligação com a associação, da qual participa há vários anos. Carioca, economista, ela trabalha com desenvoltura em um ambiente — o setor elétrico — ainda com intensa participação masculina.
Em um perfil publicado pelo site “Paranoá Energia”, Alessandra Amaral disse: “Realmente existe uma franca predominância masculina no setor. Isso vem mudando, mas lentamente. Acho que a contribuição das mulheres é importante, pois é inegável que existem diferenças entre os gêneros, na forma de trabalhar, de agir e de se posicionar diante de problemas. Seguramente, as mulheres têm muito a contribuir, pois conseguem trazer novos ângulos para visualizar antigas questões. Mais do que nunca, esta complementaridade é muito bem-vinda para o setor elétrico neste momento”.