Pioneira no mercado, Tradener faz 20 anos
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Tradener) —
A Tradener, pioneira na comercialização de energia no mercado livre no Brasil, completa 20 anos neste sábado, dia 28 de julho. A empresa foi a primeira a receber da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a autorização para comercializar energia no ambiente de contratação livre. Hoje, o mercado conta com cerca de 220 empresas comercializadoras de energia livre e faturou cerca de R$ 100 bilhões em 2017.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) mostra que o mercado livre já proporcionou, no Brasil, uma economia R$ 83 bilhões. Também de acordo com dados da Abraceel, aproximadamente 77% da energia consumida pelas indústrias do Brasil são adquiridos no ambiente livre, assim como cerca de 30% do consumo nacional.
Para o presidente da Tradener, Walfrido Avila, empresário que inaugurou esse mercado no Brasil, o país ainda tem um longo caminho de crescimento, se compararmos o mercado livre de energia nacional com países da Europa e América do Norte. “Há países que hoje têm um ambiente 100% livre na comercialização de energia. Isso significa uma abertura de mercado plena para um setor capaz de trazer aos seus clientes economia e, especialmente, planejamento dos seus custos de consumo de energia”.