CCEE: eólica cresce 24% em julho
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CCEE) —
Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de julho apontaram aumento de 24,1% na geração de energia eólica no país, quando comparada ao mesmo período de 2017. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
Ao longo de julho, as usinas movidas pela força dos ventos geraram 6.819 MWmédios, frente aos 5.493 MWmédios produzidos em julho do ano passado. A geração das térmicas também cresceu (+6,5%), índice explicado principalmente pelo aumento na produção das usinas termelétricas a carvão mineral (+29,4%) e a biomassa (+7,8%).
O desempenho das usinas térmicas e eólicas não foi acompanhado pela produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, que geraram 38.460 MWmédios. O montante é 0,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2017, quando as usinas da fonte entregaram 38.815 MWmédios ao Sistema Interligado Nacional – SIN.
Já a geração de energia total no SIN, em julho, alcançou 61.560 MWmédios, índice 3,8% superior à produção registrada no mesmo período do ano passado, quando todas as usinas em operação no país entregaram 59.323 MWmédios.