GE lança subestação digital na América Latina
Da Redação, de Brasília (Com apoio da GE Power) —
A GE Power, que atua globalmente nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, iniciou em conjunto com a Soluciones Teleinformaticas y Control S.A. – Soltec, a operação comercial de outra subestação digital na América Latina. Localizada em Manchay, no Peru, espera-se que a Manchay 220 kV TSS totalmente digitalizada – e de propriedade da Luz del Sur –, trará energia segura e confiável para mais de 1 milhão de pessoas na parte sudeste de Lima.
A empresa é a primeira a empregar esse tipo de instalação digital na América Latina com uma arquitetura baseada em uma rede Ethernet (IEC850-90-4). A tecnologia utiliza unidades de fusão analógica e digital (MU) para converter dados provenientes de equipamentos primários na subestação – como transformadores de corrente, transformadores de tensão, disjuntores, chaves e transformadores de potência para proteções digitais por valores de amostra e mensagens goose na IEC61850.
Os dispositivos da unidade de fusão são responsáveis por converter e transmitir através de fibra ótica todos os sinais e dados do pátio de equipamentos para os medidores e relés de proteção da GE. Assim, eliminam completamente o uso de cabos metálicos e potencialmente reduzem o risco de acidentes fatais causados por choques elétricos e circuitos abertos em transformadores de corrente, o que pode reduzir custos de infraestrutura e manutenção na subestação.
Um dos principais diferenciais da instalação é a possibilidade de receber dados de satélites GPS e Glonass, ajudando a sincronização de todos os dispositivos de proteção e automação na subestação.
“Não há como voltar atrás na digitalização completa do sistema elétrico. Com um equipamento mais inteligente, economizamos espaço e podemos aumentar a segurança dos operadores, bem como reduzir os custos de implementação e operacionais potencialmente melhorando r a confiabilidade dos dados– fatores essenciais para a produtividade e eficiência da rede”, explica Emanuel Bertolini, diretor geral da divisão de Grid Solutions da GE para as Américas. Pioneira na instalação de subestações digitais na América Latina, a GE Power já forneceu duas na Venezuela.