CCEE assume certificação de operadores
Maurício Corrêa, de Brasília —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) deverá assumir, a partir de 2020, as responsabilidades técnica e financeira do programa de certificação para operadores do mercado, ocupando a função que desde o início vem sendo feita pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).
Uma fonte qualificada informou ao site “Paranoá Energia” que o objetivo da mudança é proporcionar mais visibilidade à certificação. “A Abraceel criou o programa e tem feito um excelente trabalho, mas existem naturais limitações de natureza institucional. Através da Câmara, o programa seguramente terá mais alcance para o público-alvo e poderá encontrar mais receptividade entre os operadores”, afirmou a mesma fonte.
A certificação tem como objetivo melhorar a qualificação dos profissionais que operam no mercado de energia elétrica. Surgiu em 2011, numa parceria que sempre envolveu a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à USP. Desde então, de acordo com os números da associação, já foram certificados 93 profissionais.
Não tem sido, em todos estes anos, uma prova fácil. Ao contrário, exige muitos conhecimentos por parte dos interessados em conseguir a certificação, especialmente os relativos às normas do setor elétrico, legislação aplicável e o detalhamento das operações que passam pela própria CCEE.
De acordo com o entendimento tripartite, a associação elabora o edital, enquanto a FDTE produz e aplica as provas, recebendo contribuições técnicas da Câmara. Este site apurou que na fase de transição, que se dará no próximo ano, a associação ainda será a patrocinadora e inclusive se responsabilizará pelos custos que eventualmente não venham a ser cobertos pelas taxas de inscrição.
Mas, a partir de 2020, esses custos passarão a ser da total responsabilidade da CCEE. Ainda não tem nada definido, mas a Câmara já está examinando algumas mudanças para aperfeiçoar o mecanismo de certificação para os operadores do mercado, inclusive a realização das provas em outras cidades, além de São Paulo (o que ocorre desde o início do programa de certificação).
Certificação em 2018
Os profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial competitivo de carreira, atestando a qualidade do seu trabalho, poderão realizar a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica. As inscrições vão até o dia 21 de setembro de 2018, próxima sexta-feira.
A certificação é promovida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
A prova deste ano será realizada no dia 20 de outubro, sábado, das 14 às 18 horas, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, Nº 158, Butantã, São Paulo – SP). O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado.
Desde 2011, nas seis edições realizadas do certame, já se inscreveram para as Provas de Certificação e de Revalidação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica 370 profissionais, sendo que 93 foram habilitados ou tiveram o Certificado revalidado. Hoje, o mercado conta com 61 profissionais com habilitação em vigor.
“É particularmente relevante o diferencial profissional que os portadores do COE – Certificado de Operador de Energia – passaram a ter no mercado de trabalho”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. “A certificação, sem dúvida, oferece aos agentes econômicos mais tranquilidade em relação às exigências de transparência e segurança nas operações que envolvem o mercado livre de energia elétrica”, complementa.
O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas.
O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, poderá ser obtido eletronicamente no site da Abraceel (http://certificacao.abraceel.com.br/home.htm)