UTE Celse recebe transformadores da GE
Da Redação, de Brasília (com apoio da GE Power) —
O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da Celse – Centrais Elétricas de Sergipe, na cidade de Barra dos Coqueiros, acaba de receber quatro transformadores da GE. Os equipamentos são o de maior potência fabricados no Brasil, com 736 MVA.
Os equipamentos serão responsáveis por elevar a tensão da energia produzida pelas turbinas para 500 kV e enviá-la para a linha de transmissão, que depois será distribuída pelo sistema na rede. Três transformadores estarão na geração de ciclo combinado, onde as turbinas a gás geram energia e um deles ficará responsável por transmitir a energia gerada a vapor.
A GE foi contratada pela Celse para construir, operar e fazer a manutenção da usina termoelétrica, além de aplicar soluções digitais para potencial otimização operacional e segurança cibernética.
Outro passo para seguir com a construção da térmica é a linha de transmissão, que também é de responsabilidade da GE. Ela está em fase de construção e terá 35 km, além de um circuito duplo, para oferecer mais segurança operacional para a transmissão de energia, podendo reduzir significativamente os riscos de blecaute.
O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I é o maior investimento privado já realizado no estado, num total de R$ 5,4 bilhões. Quando entrar em operação, será a maior termoelétrica a gás natural da América Latina. O empreendimento inclui, além da usina termoelétrica, uma Linha de Transmissão e Instalações Offshore, que contemplam uma unidade de armazenamento e regaseificação GNL e gasoduto. Para viabilizar o projeto, a Celse assinou, em abril deste ano, os contratos de financiamento com bancos e organismos multilaterais.
A GE Power é líder mundial no setor de energia, fornecendo equipamentos, soluções e serviços da geração ao consumo. Operando em mais de 180 países, nossa tecnologia produz um terço de toda a energia gerada no mundo, equipa 90% das concessionárias de energia em todo o mundo, e nosso software gerencia mais de 40% da energia do mundo. Por meio de inovação e de parceria contínua com nossos clientes, estamos desenvolvendo tecnologias para o futuro e melhorando as redes de energia das quais dependemos hoje.