GE inicia modernização da UHE Itaipu
Da Redação, de Brasília (com apoio da GE) —
O consórcio GE, estabelecido pela GE Power e CIE Sociedad Anonima, foi escolhido pela Itaipu Binacional para executar a modernização elétrica para as 24 pontes rolantes e pórticos, parte dos estágios iniciais do projeto de modernização da Usina de Itaipu.
Tendo produzido mais de 2,5 bilhões de MWh de energia desde 1984, a Usina de Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo em energia acumulada e a segunda em termos de potência instalada. Recentemente, a Itaipu Binacional anunciou um programa de 10 anos para modernizar a Usina, substituindo equipamentos obsoletos instalados há 30 anos por tecnologias e máquinas mais avançadas.
O contrato de três anos entre o consórcio GE e a Itaipu Binacional se concentrará na modernização elétrica das 24 pontes rolantes e pórticos, essenciais para a elevação dos equipamentos pesados, como turbinas hidráulicas e os hidrogeradores. Os equipamentos de elevação de cargas, datados de 1984, tem capacidade de elevação entre 10 e 1000 toneladas. Para essa missão, a GE fornecerá motores AC, inversores de frequência e controladores lógicos programáveis, que ajudarão a prolongar a vida útil dos equipamentos por mais 20 anos. Esta atualização será o primeiro passo do projeto de modernização global.
“Considerada como uma grande fonte de orgulho nacional, a usina hidrelétrica de Itaipu produziu mais eletricidade do que qualquer outra infraestrutura hidrelétrica no mundo. Em 2016, também estabeleceu um novo recorde mundial de geração anual de energia com a produção de 103,1 milhões de MWh”, diz Mauro José Corbellini, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional. “A modernização deste local monumental dará uma nova vida às infraestruturas de décadas e a parceria com a GE é o primeiro passo crucial para iniciar a jornada.”
“Estamos entusiasmados por fazer parte desse vasto projeto de modernização, ajudando a Usina de Itaipu a melhorar seu fornecimento de energia e manter seu papel fundamental na geração de energia limpa para o Paraguai e o Brasil. Nossos equipamentos elétricos ajudarão as 24 pontes rolantes e pórticos a operar de forma eficaz e segura, permitindo que eles unam os principais equipamentos da planta com precisão e eficiência”, explica Gagan Sood, Líder de Segmento de Energia, Energia e Eólica da GE Power Conversion.
“O projeto de modernização de uma década ajudará a usina hidrelétrica de Itaipu a continuar fornecendo energia. A eletrificação é a nossa força para perpetuar nosso compromisso de desenvolver energia hidrelétrica como um recurso de energia eficiente, viável e sustentável, seja por meio de novas construções ou atualizações”, comenta Azeez Mohammed, presidente e CEO da GE Power Conversion.
Localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a barragem atinge quase 200 metros de altura e 8 quilômetros de extensão e tem uma capacidade total de geração de 14 GW, o suficiente para atender 75% das necessidades totais de eletricidade do Paraguai e cerca de 15% do Brasil ao mesmo tempo.