Alliance investe em baterias para elétricos
Da Redação, de Brasília (com apoio da Nissan) —
A Alliance Ventures, o fundo de capital de risco da Renault-Nissan-Mitsubishi, anunciou que investiu na mais recente rodada de financiamento realizada pela Enevate Corporation, empresa especializada em tecnologias avançadas de baterias de íons de lítio sediada em Irvine, na Califórnia (EUA). Este é o investimento mais recente em tecnologia feito pelo fundo Alliance Ventures, que foi lançado no início deste ano para apoiar startups, empresas em fase de desenvolvimento inicial e empreendedores que desenvolvam tecnologias de ponta para a próxima geração de sistemas para a indústria automotiva.
François Dossa, Vice-Presidente Mundial de Inovação Aberta da Aliança e diretor do fundo Alliance Ventures, comentou: “Estamos muito satisfeitos em participar da mais recente rodada de financiamento da Enevate. Com este investimento estratégico, vamos apoiar o desenvolvimento da tecnologia de ponta de eletrodos patenteada pela Enevate. Os avanços contínuos desta área vital permitirão acelerar a eletrificação de nossos veículos”.
O investimento demonstra a capacidade da Enevate em desenvolver tecnologias de baterias de íons de lítio capazes de serem recarregadas em menos tempo, com alta densidade de energia e segurança. A Enevate é considerada líder em sua área de atuação, cuja tecnologia permite que os veículos elétricos sejam recarregados tão rápido quanto encher um tanque de combustível de um veículo convencional.
“Compartilhamos do mesmo objetivo de facilitar o uso dos veículos elétricos e fazer com que eles sejam adotados em mercados de massa”, comentou Robert A. Rango, Presidente e CEO da Enevate. “Estamos ansiosos para colocar em prática nossa parceria estratégica com a Renault-Nissan-Mitsubishi, que é líder mundial em veículos elétricos e entende as necessidades do mercado consumidor deste segmento em todo o mundo”.
A tecnologia HD-Energy para veículos elétricos da Enevate permite uma recarga rápida – em apenas cinco minutos – com alta densidade de energia e uma autonomia maior de condução, contando ainda com o diferencial de poder funcionar em regiões de clima frio, onde as temperaturas são mais baixas, com baixo custo, oferecendo ainda benefícios em termos de segurança. Este tempo de recarga traz a vantagem de ser o menor do que qualquer outra tecnologia de baterias de íons de lítio para atender as necessidades dos veículos elétricos em termos de densidade da energia, autonomia de condução, segurança e custo.
A Enevate licencia sua tecnologia HD-Energy de íons de lítio dominante em silício para montadoras de veículos elétricos e fornecedores em todo o mundo, de forma a rapidamente atingir volumes de produção e alavancar a adoção de recursos de última geração que impulsionem os veículos elétricos a um novo patamar.
Com sede mundial na Califórnia, EUA, a Enevate Corporation desenvolve e licencia a tecnologia avançada de íons de lítio dominante em silício que revoluciona o mercado de veículos sem emissões, quebrando barreiras para a adoção da mobilidade elétrica. O trabalho pioneiro da Enevate em ânodos e células contendo principalmente silício resultou em sua revolucionária Tecnologia HD-Energy de carregamento extremamente rápido, com alta densidade de energia e sem prejuízos, excelente funcionamento em baixa temperatura para regiões de clima frio, baixo custo e vantagens em termos de segurança em relação às baterias de íons de lítio convencionais, que utilizam grafite.
Entre seus investidores estão as empresas Mission Ventures, Draper Fisher Jurvetson, Tsing Capital, Infinite Potential Technologies, Presidio Ventures – uma empresa Sumitomo Corporation –, CEC Capital, Samsung, Lenovo e LG Chem, além da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi).
O grupo integrado pela Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors forma a maior aliança automotiva do mundo, por meio da parceria mais antiga e mais produtiva do setor. As vendas acumuladas das três empresas parceiras ultrapassaram os 10,6 milhões de veículos em quase 200 países em 2017. As montadoras que fazem parte da Aliança se baseiam na colaboração e otimização de sinergias para fortalecer a competitividade, além de firmar acordos de colaboração estratégica com outras montadoras, incluindo a Daimler (Alemanha) e a Dongfeng (China). Esta aliança estratégica é líder na produção de veículos zero emissão e desenvolve tecnologias de ponta com o objetivo de oferecer os veículos autônomos, conectados e acessíveis do futuro.