Enel amplia atendimento de verão em SP
Da Redação, de Brasília (com apoio da Enel) —
Com a proximidade do Verão, período mais chuvoso, a Enel Distribuição São Paulo (antiga Eletropaulo) tem um plano de mobilização para o período com maior volume de demandas. Durante o ano, a empresa destina 219 equipes diariamente para atendimento de emergência e, agora, contará com até 1.300 turmas nos dias com mais ocorrências.
Para chegar a esse número, em dias mais intensos de ocorrências, as equipes que trabalham em outras frentes, como poda de árvores, construção de redes e equipes comerciais serão deslocadas para o atendimento emergencial. “Neste ano, teremos o El Niño, evento climático que proporciona mais chuvas. Por isso, aprimoramos a nossa logística para, em caso de interrupção de energia, normalizarmos o sistema o mais rápido possível”, explica Saulo Ramos, diretor de operações da Enel Distribuição São Paulo.
A distribuidora também fechou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a liberação do uso de corredores de ônibus e vias exclusivas nos dias com maior número de ocorrências. E, ainda, técnicos da Enel Distribuição São Paulo estarão no CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional) atuando em conjunto com colaboradores de outras empresas, como Cobom, Copom, Sabesp etc. “Essas ações contribuem para solucionarmos, juntos e mais rapidamente, as ocorrências mais sensíveis, como as que envolvem árvores”, afirmou Ramos.
Manutenção preventiva
Investimento constante em tecnologia também faz parte da estratégia de manutenção preventiva da Enel Distribuição São Paulo. A empresa deve fechar 2018 com mais de R$ 1 bilhão destinados, principalmente, a grandes obras, como a construção de novas subestações, e automação da rede elétrica. São mais de 5.400 religadores automáticos e 6.600 identificadores de falta, equipamentos instalados na rede para reduzir o número de ocorrências e agilizar o restabelecimento.
Também foram implementados 2.760 self healing, sistemas que fazem a reconfiguração da rede, isolando o defeito para reduzir o número de clientes impactados. E, ainda, 1.960 trip savers, que são proteções da rede para restabelecer a energia no caso de um defeito transitório, como um galho que tocou a rede, mas não danificou o fio.
Outro destaque é o programa de podas da Enel Distribuição São Paulo. Em 2018, a distribuidora deve fechar o ano com mais de 420 mil podas realizadas em galhos de árvores próximos da rede elétrica. A interferência de galhos com o sistema elétrico é a principal causa de interrupção de energia.
A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a maior distribuidora do país em número de clientes e atende 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista.