BBCE renova Conselho de Administração
Maurício Corrêa, de Brasília —
Cristopher Vlavianos, da comercializadora Comerc, é o novo presidente do Conselho de Administração do Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE). A eleição foi realizada nesta terça-feira, 23 de fevereiro, em São Paulo, sendo escolhidos também como conselheiros Ricardo Lisboa, da Delta; Mikio Kawai Jr., da Safira, Daniel Rossi, da Capitale; Paulo Toledo, da Ecom; Gustavo Machado, da Nova; e José Amorim, da GoPro Ventures.
O BBCE — que é uma plataforma eletrônica de contratos de comercialização de energia elétrica — vive um bom momento. A empresa já havia encontrado o equilíbrio operacional em abril de 2014 e agora conseguiu fechar o exercício de 2015 com lucro, o primeiro de sua história, graças à movimentação de mais de 2 mil contratos envolvendo o montante de 3.618 MW. E, segundo Victor Kodja, presidente executivo, o início de 2016 não poderia ser melhor. “Abrimos o ano muito bem e, antes de encerrar fevereiro, já comercializamos mais de 600 MW. Todos aqui estamos muito otimistas com os resultados”, afirmou a este site.
Hoje, o BBCE conta com 19 sócios, sendo 16 vinculados a empresas de comercialização de energia elétrica. O DNA do Balcão é claramente a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). No conselho eleito ontem, por exemplo, apenas José Amorim não integra a associação, mas ele já participou dela durante muitos anos, na condição privilegiada de conselheiro. Aliás, dos sete conselheiros recém-eleitos no Balcão, três são atuais conselheiros da Abraceel: Cristopher Vlavianos, Ricardo Lisboa e Mikio Kawai Jr.
Victor Kodja é um administrador de empresas formado na FGV e possuidor de MBA em Energia pela USP, que o BBCE foi encontrar em outra atividade profissional na República Dominicana, em 2012, para reestruturar as atividades do Balcão. Animado com os resultados do trabalho, ele entende que agora já está na hora de transformar o BBCE em um balcão de multiprodutos.
Sem abandonar os contratos de comercialização de energia elétrica, ele acredita que o próximo objetivo é configurar uma situação que permita ao BBCE operar com derivativos financeiros de energia elétrica, além de um terceiro produto, que, no momento, ele prefere não detalhar. Além disso, a empresa fará alterações no seu site e no aplicativo, para permitir que todas as operações possam ser fechadas por tablet e por celular.