Sterlite tem LP para linha na região Norte
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sterlite Power) —
A Sterlite Power recebeu a Licença Prévia do Ibama, no último dia 14 de fevereiro, para o projeto Novo Estado, um dos maiores da companhia no país e que abrange diversos municípios no Pará e em Tocantins. Concedida na fase preliminar de planejamento e menos de um ano desde a assinatura da concessão, a LP aprova a localização e concepção do projeto, atestando sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
O projeto, conquistado no leilão da Aneel de dezembro de 2017, contempla 1831 km de linhas de transmissão, 4 mil torres e 32 mil km de cabos que vão contribuir para a expansão das interligações Norte-Sudeste e Norte-Nordeste, além de parte do escoamento de energia da UHE Belo Monte, e prevê a geração de 5.500 (início do projeto) a 8 mil (no auge da operação) postos de trabalho nos municípios de Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio, Vítoria do Xingu, Curionópolis, Parauapebas, Itupiranga, Novo Repartimento, Marabá, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara – no Pará – e Araguaína, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Pau D’arco, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colméia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itaporã do Tocantins, Miranorte, Pequizeiro, Presidente Kennedy e Rio dos Bois – no Tocantins. Em Curionópolis, por exemplo, onde será construída uma das subestações, estima-se a abertura de mais de mil posições de trabalho.
“Estamos felizes em avançar mais essa etapa do projeto. Conseguimos a LP em cerca de 7 meses, desde que protocolamos o pedido em julho de 2018. Esse é um prazo bom e mostra que temos um projeto consistente em desenvolvimento, com o endosso dos órgãos responsáveis”, disse Rui Chammas, CEO Brasil da Sterlite Power. “Avançar na execução de projetos tão importantes como Novo Estado, através da inovação e do uso das melhores tecnologias em transmissão de energia, respeitando as comunidades onde atuamos e com diligência, são nossas características e vamos continuar trabalhando para isso”, complementou.
Armazenamento
A Sterlite Power apresentou propostas para dois projetos de armazenamento na recentemente concluída licitação da empresa de serviços públicos Salt River Project. Isto marca a primeira incursão da Sterlite Power nos sistemas de armazenamento de energia à bateria (BessS – battery energy storage systems) conectados à rede.
Os Bess conectados à rede estão rapidamente alcançando viabilidade comercial para empresas de serviços públicos de todo o mundo, já que os custos totais do sistema caíram aproximadamente 60% durante os últimos 5 anos. Como as redes integram uma maior participação de energias renováveis em suas presenças, as soluções Bess são necessárias para uma transição perfeita e confiável. Estes sistemas fornecem serviços essenciais como cortes de picos de carga, energia e serviços complementares, os quais serão cada vez mais necessários em uma rede repleta de energias renováveis.
Pratik Agarwal, CEO do Grupo Sterlite Power, disse que “os sistemas de armazenamento de energia à bateria são essenciais para a realização da revolução renovável, em curso em todo o mundo, de maneira confiável. Com a rápida queda dos seus preços, acreditamos que estes sistemas formarão uma parte integral do planejamento e desenvolvimento de redes no futuro. Nossa incursão no armazenamento à bateria conectado à rede permitirá que continuemos à frente na adoção desta tecnologia e continuemos a capacitar a humanidade através do fornecimento de acesso confiável à energia”.
Os sistemas Bess são uns dos sistemas mais fáceis de operar e isso os torna mais atraentes para as operadoras de redes. Além da flexibilidade operacional, as emissões negativas líquidas destes sistemas são um enorme fator, o qual auxilia sua adoção. Devido à experiência que a Sterlite Power tem no comissionamento e na operação de redes de transmissão, a empresa entende que as soluções Bess são inevitáveis para as redes em todo o mundo
A Sterlite Power é uma das principais desenvolvedoras globais de infraestrutura de transmissão de energia, com projetos de mais de 12.500 km de circuitos e 20.500 MVA na Índia e no Brasil. Com um portfólio líder do setor de condutores de energia, cabos EHV e OPGW, a Sterlite Power também oferece soluções para modernizar, atualizar e fortalecer as redes existentes.