Sun Mobi amplia capacidade com 2ª solar
Maurício Corrêa, de Brasília (com apoio da Sun Mobi) —
No final deste ano, quando entrar em operação uma usina de geração distribuída da Sun Mobi, no município paulista de Porto Feliz, qualquer consumidor residencial, comercial ou industrial da área de concessão da CPFL Piratininga poderá contratar a energia solar produzida pela geradora, sem a necessidade de instalar placas fotovoltaicas nos telhados de seus imóveis.
A área de concessão da CPFL Piratininga compreende 27 municípios paulistas, entre os quais Cubatão, Jundiaí, Santos, Itu e Sorocaba. A usina será a maior na modalidade de geração distribuída instalada no estado de São Paulo e terá uma potência instalada de 1 MWp.
Segundo garante a Sun Mobi, a nova usina — que terá o nome de Wanda Maria Bueno — evitará a emissão de mais de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil e representará investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Desse montante, a empresa calcula que 15% movimentarão a economia da própria região através da contratação de serviços e equipamentos locais.
Com a nova unidade, a perspectiva é que o volume de energia gerada pela Sun Mobi passe de uma média de 42.000 kWh/mês para 165.000 kWh/mês. “Entregar energia limpa e sustentável com serviços inovadores é nossa forma de contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Hoje a GD já é uma realidade. Consumidores que investiram nesta modalidade já geram o suficiente para abastecer uma cidade equivalente a São José do Rio Preto (SP)”, afirma o sócio da Sun Mobi, Guilherme Susteras.
A empresa fornece energia diretamente a clientes nos municípios do interior e litoral de São Paulo, na área de concessão da CPFL Piratininga. A entrega é feita por meio da rede da distribuidora.
A Sun Mobi também oferece a seus clientes serviços que permitem o acompanhamento em tempo real e uma melhor gestão do consumo de energia elétrica. A empresa cita dados da Universidade de Oxford, segundo a qual com estas ferramentas é possível economizar até 15% de energia.
“Além de oferecermos a possibilidade de escolha de uma fonte de energia limpa e sustentável, nossos clientes dispõem de um pacote de serviços exclusivos que incluem o acompanhamento ativo do consumo de energia e o estímulo à adoção de ações que evitam desperdícios”, explica Alexandre Bueno, um dos sócios da Sun Mobi.
Pioneira no Brasil na sua modalidade de serviço, a Sun Mobi possibilita que empresas ou pessoas físicas optem pela energia solar de maneira simples e prática, sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos telhados de suas residências ou empreendimentos comerciais ou industriais.