Nome de Aleluia em alta para assumir MME
Maurício Corrêa, de Brasília —
O nome do deputado federal José Carlos Aleluia, do Democratas da Bahia, segundo este site apurou, já está praticamente confirmado como o novo ministro de Minas e Energia, com a posse do vice Michel Temer no lugar da presidente Dilma Rousseff. Nos últimos dias, corriam paralelamente os nomes de Aleluia e do seu colega parlamentar Antônio Imbassahy, também da Bahia, mas do PSDB. Na composição partidária de apoio ao novo governo, Aleluia aparentemente ganhou a parada, pois o Democratas voltará ao comando do MME, o que já aconteceu na época do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o partido se chamava PFL e era liderado por Antônio Carlos Magalhães.
Aleluia tem um histórico de relacionamento bastante amplo com o setor elétrico. Formado em Engenharia Elétrica, na Universidade Federal da Bahia, em 1969, depois fez curso de pós-graduação na antiga Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei), em Minas Gerais, hoje uma universidade e conhecida como Unifei.
Trabalhou nas empresas Coelba e Chesf, chegando à diretoria em ambas. Está no sexto mandato de deputado federal pela Bahia, em uma carreira parlamentar de sucesso iniciada em 1991. Em seu trabalho congressual, exerceu a função de relator de decisões muito importantes para o setor elétrico, nos anos 90, que alteraram o modelo e resultaram na configuração atual.
Como o nome do novo ministro ainda não é oficial, dirigentes do setor elétrico ouvidos por este site não quiseram se manifestar publicamente, mas, de forma reservada, demonstraram muita satisfação com a escolha, considerando que Aleluia é um parlamentar e técnico que conhece muito bem a Pasta que deverá conduzir de agora em diante. “Não é um estranho no ninho”, disse um dirigente.