AES Tietê aumenta vazão de três usinas
Da Redação, de Brasília (Com apoio da AES Tietê) —
Com a previsão indicando chuva para as próximas semanas, a AES Tietê aumentará a vazão de água nas usinas de Água Vermelha, Barra Bonita e Caconde. A ação será necessária para controle do nível dos reservatórios no período e, garante a empresa, não causa risco à população.
“O procedimento é necessário por conta das chuvas que já ocorreram e a previsão para os próximos dias. Por isso, as comportas, que já estão abertas, terão a vazão de água aumentada um pouco mais. As usinas seguem operando normalmente, de acordo com o despacho do Operador Nacional do Sistema – ONS”, explica Antônio Carlos Garcia, Gerente de Operações da AES Tietê.
De acordo com o cronograma da AES Tietê, nesta terça-feira, 1º de março, às 17 horas, será alterada a vazão da usina de Caconde, passando de 100 metros cúbicos por segundo para 120 metros cúbicos. De manhã, a vazão da usina de Água Vermelha já havia passado de 2.200 metros cúbicos por segundo para 2.500 metros cúbicos por segundo. Amanhã, às 12 horas, a empresa aumentará a vazão da usina de Barra Bonita, que passará de 1.000 metros cúbicos por segundo para 1.100 metros cúbicos por segundo.
A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas hidreelétricas do país, realizada para controle do nível do reservatório. Antes do início da abertura, é feita uma inspeção visual na saída das comportas e é acionada uma sirene para alertar a população no entorno da usina, com alcance de 3 km. Essa abertura ocorre de forma gradativa, para que a vazão da água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, garantindo a segurança para os moradores da região e atendendo às normas do setor elétrico.