BBCE e XP fecham parceria para negociar energia
Da Redação, de Brasília (Com apoio do BBCE) —
O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) fechou parceira exclusiva com a XP Investimentos para criação de uma plataforma de negociação de contratos financeiros de energia.
O papel da BBCE na parceria é de ser o aglutinador de clientes e provedor do canal de comunicação para os negócios, enquanto que o papel da XP é ser intermediária nas negociações, juntando as pontas das operações. A corretora será responsável por levar os contratos para aprovação, registro e liquidação junto à Cetip, enquanto a BBCE atuará na indicação de clientes.
A XP Investimentos lançou, no final de 2015, os contratos de eletricidade com liquidação financeira, ou seja, sem a entrega física de energia. Desse modo, qualquer participante, como bancos ou fundo de investimentos, pode negociar o produto. Isso permite, por exemplo, que o produto seja usado como hedge.
Victor Kodja, presidente da BBCE, explica que no Brasil, hoje, o giro médio no ACL está em 2,5 vezes, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No exterior, esse valor chega a 8 vezes. “Nosso objetivo é chegar a esse patamar entre 6 e 8 vezes no Brasil.”