Comgás encerra 1º tri com 1,6 milhão de clientes
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Comgás) —
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) encerrou o primeiro trimestre de 2016 ultrapassando a marca de 1,6 milhão de clientes. No período, a Comgás evoluiu de 1.573.696 clientes no quarto trimestre de 2015 para 1.605.838 ao final do primeiro trimestre de 2016, um crescimento de 2,04%. Comparando com os números do primeiro trimestre de 2015, quando a Comgás contava com 1.490.215 clientes, o crescimento é de 7,76%. No trimestre, a Comgás conectou cinco indústrias, 217 comércios e 32 mil residências. Um total de 268 quilômetros foi adicionado à rede de distribuição.
“Apesar do cenário econômico desafiador, prosseguimos trabalhando para entregar resultados operacionais e financeiros consistentes. Continuamos investindo na expansão de nossa rede de distribuição, conectando novos clientes e viabilizando soluções a gás natural que facilitem a vida das pessoas e o setor produtivo, entregando uma alternativa energética mais eficiente e competitiva para os segmentos residencial, comercial, industrial e automotivo”, afirmou o diretor-presidente e de Relações com Investidores da Comgás, Nelson Gomes.
No mercado residencial, o volume de gás distribuído nos três primeiros meses deste ano foi 22,9% superior ao distribuído no mesmo período de 2015. A variação de volume é explicada, principalmente, pela adição de 115 mil novos clientes nos últimos 12 meses – dois quais 32 mil novos clientes residenciais somente no primeiro trimestre de 2016 – e pela retomada do volume médio consumido neste início de 2016, efeito da elevação nos níveis dos reservatórios de água e de um certo arrefecimento na crise hídrica.
O segmento fechou março passado com 1.097.712 medidores conectados, número 5,9% acima do resultado do final de março do ano passado (1.036.664). Esse número inclui condomínios com medidores coletivos que atendem vários clientes com um único medidor. Considerando o número de UDA´s (Unidade Domiciliar Autônoma), que mede apenas uma residência, o crescimento nos últimos 12 meses foi de 7,8%, atingindo 1.589.333 UDA´s em 31 de março de 2016.
No segmento comercial, a Comgás registrou no primeiro trimestre deste ano um crescimento de volume de 7,7% no comparativo com o mesmo período de 2015. Esta variação explica-se pela adição de 1.096 clientes nos últimos 12 meses, o que representa 7,8% de crescimento. Desse total de ligações, 217 aconteceram no primeiro trimestre de 2016.
No segmento industrial, o volume de gás apresentou uma queda de 11,5% nos três primeiros meses de 2016, frente aos resultados do mesmo período do ano passado, em função do cenário econômico, com retração da produção industrial e do Produto Interno Bruto (PIB). As maiores quedas foram registradas em três setores: cerâmico, têxtil e automotivo/pneumático. No setor cerâmico, a queda deve-se ao desligamento de fornos decorrentes dos altos estoques e da baixa do mercado interno da construção civil; no têxtil, principalmente pela migração de clientes para biomassa; e no automotivo/pneumático, em função da queda nas vendas de veículos novos, o que impacta o consumo de gás da cadeia produtiva de fornecedores.
No segmento automotivo observou-se a menor queda de volume dos últimos anos, com redução de 4,1% em relação ao volume registrado no primeiro trimestre de 2015. Essa redução deve-se basicamente ao aumento de competitividade do Gás Natural Veicular (GNV) frente à gasolina e ao etanol e, ainda, a diversas ações da Comgás para incentivar o uso do GNV. O número de conversões para o GNV aumentou significativamente desde o final de 2015.
A receita líquida da Comgás atingiu R$ 1,5 bilhão no período, 4,8% abaixo do registrado no primeiro trimestre de 2015, impactada principalmente pela queda de 18,7% no volume de vendas no comparativo trimestral. Por outro lado, contribuíram para uma queda menor da receita líquida dois fatores: o melhor mix de vendas, por conta do crescimento dos volumes residencial e comercial, e o aumento nas tarifas de vendas, conforme deliberações da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Nos três primeiros meses deste ano, os investimentos da Comgás totalizaram R$ 94,1 milhões, uma redução de 24% quando comparado aos R$ 123,6 milhões investidos no mesmo período de 2015.
O lucro líquido normalizado pela conta corrente regulatório foi de R$ 93,3 milhões no primeiro trimestre de 2016, resultado 10,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. As receitas e despesas financeiras líquidas atingiram o montante de R$ -96,1 milhões, com um crescimento de 29,9% em relação ao mesmo período de 2015.
A Comgás possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 80 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.