Aneel mantém leilão de linhas para segundo semestre
Maurício Corrêa, de Brasília —
Em reunião da diretoria realizada nesta terça-feira, 31 de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou e adjudicou o resultado da primeira etapa do Leilão de Transmissão nº 13/2015, destinado à construção, operação e manutenção de instalações de transmissão no Sistema Interligado Nacional (SIN). O certame foi realizado na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, no dia 13 de abril passado, quando foram negociados lotes com empreendimentos de transmissão localizados nos estados da Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
No total, foram arrematados 3,4 mil km de linhas de transmissão e subestações que acrescentam 7265 mega-volt-amperes (MVA) em capacidade de subestações ao sistema, com investimento total previsto de R$ 7 bilhões.
Na mesma reunião, estava na agenda uma proposta para votar o edital da segunda etapa do leilão, mas foi decidida a retirada da pauta. “A Aneel decidiu avaliar melhor”, afirmou o diretor-geral da agência reguladora, Romeu Rufino. “Estamos refinando os cálculos para os lotes que não foram vendidos no leilão anterior e para os novos lotes que serão disponibilizados”, acrescentou. Ele mantém a previsão de realizar um novo leilão ainda no segundo semestre deste ano.