FGV Energia lança edição sobre recursos distribuídos
Da Redação, de Brasília —
A FGV Energia lançará, no dia 15 de junho, no Rio de Janeiro, um caderno temático sobre os Recursos Energéticos Distribuídos – RED, com uma pesquisa envolvendo temas como a convergência da geração distribuída, armazenamento de energia, eficiência energética e gerenciamento da demanda, suportada por novas tecnologias, particularmente as redes inteligentes. A pesquisa traz um panorama a respeito do assunto no Brasil e no mundo, incluindo os posicionamentos de diversos especialistas nacionais e estrangeiros.
Segundo Paulo César Cunha, senior advisor em Energia da FGV, o setor elétrico brasileiro passa por um período de aprofundamento da discussão sobre o trade off entre preocupação ambiental e segurança energética. “Com a redução da capacidade de regularização dos reservatórios e consequente despacho quase contínuo das termelétricas desde 2012, a busca por soluções energéticas capazes de diversificar a matriz brasileira de maneira segura e limpa se tornou um desafio primordial no âmbito das políticas energéticas nacionais”, disse Paulo Cunha.
Na sua avaliação, a assinatura do Acordo de Paris na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), em dezembro de 2015, fortalece a necessidade da maior discussão no Brasil sobre fontes energéticas mais limpas. Além disso, a crescente mudança no comportamento dos consumidores de eletricidade em outros países sinaliza para uma nova tendência mundial na demanda por energia, que, cedo ou tarde, vai chegar ao Brasil. “O consumidor, que antes era um agente passivo no modelo do setor elétrico, vem mostrando um comportamento cada vez mais ativo na maneira como demanda sua energia e em relação aos serviços que pode extrair do seu consumo de eletricidade”, argumentou o especialista.
O evento contará com painéis sobre os aspectos tecnológicos, modelos de negócios e incentivos, seguidos por debates. Ocorrerá na sede da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo, 190, 12° andar, com início às 14 horas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na página da FGV Energia ou através do link http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=2802&P_IDIOMA=0