Iniciada montagem de LT de ultra alta tensão de Belo Monte
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
Foi iniciada a montagem da primeira linha de Ultra Alta Tensão que escoará energia da usina hidrelétrica de Belo Monte (11.233 MW de capacidade instalada) aos grandes centros de consumo de energia do país. As estruturas do Linhão de Corrente Contínua entre Xingu (PA) – Estreito (MG) formarão a primeira linha do país na tensão de 800 kV, totalizando 2.087 quilômetros de extensão.
O projeto, com características com poucos precedentes no mundo, está sendo construído em oito trechos. Com cerca de 2.200 empregados, as obras estão em plena atividade, e o processo fundiário está praticamente concluído. A Estação Conversora de Xingu conta com 403 funcionários que já concluíram as obras de terraplanagem e as obras civis já estão em andamento. Na estação de Estreito foi iniciada a concretagem das bases dos transformadores e está na fase de montagem das estruturas para a casa de válvulas. Nessa fase trabalham cerca de 180 empregados.
A previsão para entrada em operação é fevereiro de 2018, com esforços para antecipação de conclusão para dezembro de 2017 para não restringir o escoamento da energia gerada na usina hidrelétrica de Belo Monte.
O consórcio de Belo Monte Transmissora de Energia — formado pela chinesa State Grid (51%), Furnas (24,5%) e Eletronorte (24,5%) — recebe acompanhamento quinzenal das equipes técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).