Paragominas inaugura 1ª cooperativa de energia e debate meio ambiente
Maurício Corrêa, de Brasília —
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Paragominas, no Pará, promoverá a 3ª Jornada de Debates Ambientais, entre os dias 03 e 05 de agosto próximo, no Centro Cultural de Paragominas (Teatro Reinaldo Castanheira). O evento prevê debates sobre a recuperação de áreas degradadas, legislação de preservação do meio ambiente e um seminário sobre o papel das energias renováveis. Coincidindo com a 3ª Jornada, será inaugurada a primeira usina solar fotovoltaica do Brasil construída sob o regime de uma cooperativa de consumidores de energia elétrica.
A programação completa é a seguinte:
1° dia, às 9 horas – Tema: “Recuperação de áreas degradadas”, com participação de representantes do Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; PMV – Programa Municipios Verdes; Ideflora-Bio – Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade; Ufra – Universidade Federal Rural da Amazônia.
2° dia, às 9 horas – Tema: “Legislação e a preservação do meio ambiente – desafio constante.”, com participação de Jose Mauro de Lima O’ de Almeida – advogado da União – AGU, ex-chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente, que abordará como foco as “Dificuldades de implementação da legislação ambiental.” Também falará Denis Moreira, advogado da União – AGU, que terá como tema “Emergências Ambientais”. Haverá ainda a participação de representantes da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Pará e da Consultoria Jurídica da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Paragominas.
3º dia, às 16 horas, haverá o seminário sobre “Energias Renováveis: o fim da era do petróleo?”, que terá como mediadores os jornalistas Mauricio Corrêa, do site “Paranoá Energia”, e Thiago Medaglia, correspondente da National Geographic no Brasil e do site “Info Amazônia”. Nesta parte, os debatedores serão Aloisio Pereira Neto, advogado, professor universitário, diretor-jurídico da Coober, com foco no tema “Situação da energia eólica no Brasil em especial no Ceará”; Claudio Conde, engenheiro eletricista, diretor de energia na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, o qual abordará o tema “O panorama das energias renováveis no estado do Pará”. Joaquim de Sousa Filho – operador da 1a. Usina Solar fotovoltaica da América Latina, em Tauá (CE), falará sobre “A produção na prática de energia fotovoltaica no Brasil”, enquanto Jefferson Dias de Araújo, gerente de Meio Ambiente do Laticínio Bela Vista-GO (marca Piracanjuba(, fará uma apresentação sobre a “Experiência na utilização de resíduos industriais em biogás”. Finalmente, Raphael Sampaio Vale, advogado, idealizador e presidente da Coober, abordará o tema “Desafios das fontes renováveis de energia elétrica no Brasil”.
No terceiro dia do evento, às 7h30m, haverá um café da manhã, na sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que fica dentro do Distrito Industrial Moveleiro da cidade e, logo após, será inaugurada a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável (Coober), também localizada no mesmo distrito industrial. Às 18 horas, nesse mesmo dia, haverá o lançamento, em Paragominas, do livro “A energia eólica no direito ambiental brasileiro”, de autoria do advogado e professor Aloísio Pereira Neto.