GM se compromete a ter 100% de energias renováveis até 2050
Da Redação, de Brasília (Com apoio da General Motors) —
A General Motors planeja gerar ou ser fonte a energia elétrica 100% vinda de energias renováveis – como a eólica, solar e de gás de aterro – até 2050 para suas 350 operações em 59 países.
“Estabelecer uma meta de utilizarmos 100% de energia renovável nos ajuda a servir melhor a sociedade, reduzindo nosso impacto ambiental”, disse a presidente da GM e CEO Mary Barra. “Esta procura por energias renováveis beneficia nossos clientes e comunidades através de um ar mais puro e ainda reforçando o nosso negócio ao diminuirmos nossos custos com energia.”
No Brasil, a GM foi a primeira montadora a instalar um sistema fotovoltaico, na sua unidade de Joinville. Esta unidade tem capacidade de geração de 300 kWh e gerou apenas em 2015, 195 mil kWh de energia elétrica. Ainda em 2015, além do sistema de geração própria, a GM do Brasil utilizou seu portfólio de energia para suprir as operações em 12.358 Megawatt por hora.
A nova meta de energia renovável, juntamente com o desenvolvimento de veículos elétricos e uma manufatura mais eficiente, faz parte da estratégia global da empresa para fortalecer seus negócios, melhorar as comunidades e atender questões das mudanças climáticas. A GM também se une a RE100, uma iniciativa de colaboração global das empresas comprometidas com 100% de energia renovável, trabalhando para aumentar o uso de energia limpa.
Em 2015, a GM utilizava 9 terawatts hora de energia para construir seus veículos, iluminar seus escritórios, centros técnicos e armazéns em todo o mundo. Para cumprir a sua nova meta de energia renovável, a GM vai continuar a investir na melhoria da eficiência energética de suas operações durante a transição para energias limpas.
Hoje, GM economiza US$ 5 milhões por ano apenas por já utilizar energias renováveis, um número que vai aumentar à medida que mais projetos começam e o fornecimento de energias renováveis aumenta. Além disso, a empresa prevê que os investimentos na instalação e produção de energias limpas irá diminuir, trazendo ainda mais retorno financeiro para a companhia.
O novo compromisso energia renovável se baseia na meta anterior da GM utilizar 125 megawatts de energia renovável até 2020. A empresa espera superar esse número quando dois novos projetos eólicos começarem a funcionar ainda este ano gerando energia para quatro fábricas.
“Este compromisso arrojado e ambicioso da General Motors irá sem dúvida chamar a atenção da indústria automotiva global”, disse Amy Davidsen, diretora executiva para a América do Norte no The Climate Group. “A GM já economizou milhões de dólares usando energia renovável e como qualquer negócio inteligente que reconhece uma oportunidade de investimento, eles querem aproveitá-la plenamente. Esperamos que com a iniciativa da GM outras grandes empresas se inspirem em fazer essa troca também”.
A GM está em processo de adição de 30 megawatts de energia em novos painéis solares em duas instalações na China. A fábrica da Jinqiao Cadillac em Xangai contará com 10 megawatts de energia solar instalados no topo do último piso e 20 megawatts vindos das instalações nos tetos das 8.100 vagas cobertas do estacionamento do Centro de distribuição da GM em Wuhan.
A GM é pioneira na utilização de energias renováveis há mais de 20 anos e gerou uma economia de mais de US$ 80 milhões até o momento. A empresa possui 22 instalações com painéis solares, três fábricas que utilizam gás de aterro e quatro que em breve vão utilizar a eólica. Essas experiências vão ajudar a GM a escalar o uso de energia renovável para todas as instalações em todo o mundo.
A empresa garante que está em uma posição única para atingir essa meta de energia renovável dada a sua vasta experiência com as baterias de veículos elétricos. O armazenamento de energia pode finalmente resolver as questões relacionadas com a confiabilidade da energia eólica e solar. A GM está usando as baterias do Chevrolet Volt como forma de armazenamento de energia em Milford.Z
Juntamente com outras 69 empresas, a GM assinou o pacto da RE100. Como membro fundador da Aliança de Compradores de Energias Renováveis e do Centro de Negócios Renováveis, e um dos primeiros signatários dos Princípios dos Compradores de Energias Renováveis, a GM ajuda a dimensionar a disponibilidade e adoção de energia renovável. Estas organizações, lideradas pelo Instituto Rocky Mountain, o World Wildlife Fund e pelo Instituto de Recursos Mundiais, trabalham para identificar as barreiras para a compra de energia limpa e no desenvolvimento de soluções para atender à crescente demanda.