Nuclep entrega segundo condensador de Angra 3
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Eletrobras Eletronuclear) —
Em cerimônia realizada na fábrica da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, no dia 05 de outubro, foram entregues os dois semi-condensadores – componentes principais que integram o segundo condensador (MAG-20) – da usina nuclear Angra 3. Estiverem presentes o presidente da Eletrobras Eletronuclear, Bruno Barretto, e o presidente da Nuclep, Jaime Wallwitz Cardoso.
O presidente da Eletronuclear destacou a competência dos técnicos da Nuclep e a qualificação da indústria nacional e observou a importância daquele evento para a Eletronuclear. “O empreendimento Angra 3, ao receber um de seus principais equipamentos de grande porte, mostra que está vivo e pronto para sua retomada”, ressalta.
As caixas do condensador saíram do porto de Itaguaí e atracaram na manhã do dia 6 de outubro na Central Nuclear de Angra. Eles foram transferidos em uma carreta até o canteiro de obras de Angra 3 e serão armazenados no prédio da turbina para montagem de acordo com o cronograma de retomada do empreendimento.
Cada semi-condensador pesa 162 toneladas e recebe aproximadamente 17.600 tubos de titânio. O equipamento é responsável por efetuar a refrigeração do sistema secundário da usina, através da troca térmica com a água do mar. O condensador é composto por dois semi-condensadores (caixas A e B), duas tampas frontais e traseiras, um coletor de condensado e uma câmara superior, dentre outros materiais de montagem. Esses componentes menores já haviam sido recebidos no mês passado.
A Nuclep está encarregada de fabricar os três condensadores de Angra 3. Dois já foram entregues e o terceiro, que ainda está sendo fabricado, tem previsão de entrega para julho do ano que vem. A empresa também foi a responsável pelo fornecimento dos condensadores de Angra 2.