UHE Jirau é inaugurada com capacidade de 3.750 MW
Da Redação, de Brasília (Com apoio da ESBR) —
A hidrelétrica Jirau, construída pela concessionária Energia Sustentável do Brasil, foi inaugurada nesta sexta-feira, 16 de dezembro, com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. Planejada para gerar 3.300 MW, Jirau tem capacidade instalada de 3.750 MW e 50 turbinas, uma quantidade inédita de máquinas para a engenharia mundial. A UHE Jirau é a terceira maior geradora de energia do país e a 17ª do mundo.
As 50 turbinas da hidrelétricas estão distribuídas em duas casas de força, com capacidade instalada de 3.750 megawatts (MW) e garantia física de 2.205,1 MW. Localizada no Rio Madeira, a 120 quilômetros de Porto Velho (RO), Jirau produzirá energia suficiente para atender mais de 40 milhões pessoas.
A Energia Sustentável do Brasil S.A (ESBR) é a concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. Em 19 de maio de 2008, o então consórcio ESBR venceu o leilão de concessão organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ao oferecer a melhor proposta para a energia a ser gerada pela Usina e destinada a consumidores cativos atendidos pelas concessionárias distribuidoras. Dessa forma, obteve a concessão, com duração prevista de 35 anos, para fornecer energia limpa e renovável, assegurando o crescimento industrial e o desenvolvimento do país.
A concessionária ESBR é formada pela Engie (40%), Eletrobras Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%) e Mizha Participações S.A. (20%), subsidiária da Mitsui & CO. Os investimentos no projeto totalizaram R$ 19 bilhões e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi o maior financiador da obra, combinando financiamento direto com repasses através de outras instituições financeiras – Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú Unibanco.