CPFL diz que com chineses está pronta para crescer
Maurício Corrêa, de Brasília —
Em correspondência enviada às associações empresariais das quais faz parte, o Grupo CPFL explicou que o fato de o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro agora ter como acionista controlador a chinesa State Grid, a maior empresa do setor elétrico do mundo, permitirá que o perfil de crédito da CPFL seja fortalecido , ampliando as possibilidades de financiamento para novos projetos e aquisições de ativos.
O documento é assinado por André Dorf, presidente do Grupo CPFL. Ele explicou as condições em que ocorreu o domínio societário pela State Grid, ao comprar as ações do bloco de controle do Grupo que pertenciam à Camargo Corrêa e aos fundos de pensão Previ, Fundação CESP, Sabesprev, Sistel e Petros.
“Com esta operação a State Grid passa a deter 54,64% de participação acionária no Grupo CPFL Energia. Para o Grupo CPFL, a venda do controle acionário para a State Grid fortalece a sua estratégia de crescimento e seu protagonismo no setor elétrico brasileiro”, assinalou Dorf.
O principal executivo da CPFL esclareceu que a empresa chinesa, segunda maior empresa do mundo, de acordo com a revista Fortune, tem números superlativos: mais de 1,1 bilhão de clientes na China, cobrindo em torno de 88% do território chinês; faturamento de US$ 320 bilhões em 2015; US$ 480 bilhões em ativos; e operações em vários países, como Itália, Austrália, Portugal, Filipinas, Hong Kong e Brasil, onde já atua desde 2010.
“A chegada da State Grid aumenta a capacidade de investimentos da CPFL Energia, reforçando a sua posição consolidadora no setor elétrico. A sólida situação financeira da empresa chinesa fortalece o perfil de crédito do Grupo CPFL e amplia as possibilidades de financiamento para novos projetos e aquisições de ativos”, assinalou o dirigente do Grupo CPFL.
“Termos ao nosso lado um acionista do porte da State Grid nos traz a confiança de que a CPFL Energia continuará trilhando a sua trajetória de crescimento, reforçando a posição de liderança nos principais segmentos do setor elétrico brasileiro. Temos uma plataforma de negócios preparada para aproveitar as novas oportunidades do mercado, e o apoio da State Grid será fundamental”, afirmou Dorf.