Enel está no pacto global com foco no setor elétrico
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Enel) —
A Enel Brasil participa, nesta quinta-feira, 06 de abril, de evento do Pacto Global para lançamento do estudo “Integração dos ODS na Estratégia Empresarial – Um Contribuição do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) para a agenda 2030”. Na oportunidade, será lançada também a iniciativa “Integração dos ODS no Setor Elétrico Brasileiro”. A ação tem como objetivo criar, de forma colaborativa, uma publicação sobre a atuação do setor frente aos desafios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Brasil. O estudo é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global, por meio do GT Energia e Clima e GT ODS, promovido pela CPFL e pela Enel, e realizado pela FEARP/USP. A participação para as empresas é voluntária e gratuita.
Inovação e Sustentabilidade são os principais pilares da Enel e também prioridades para o negócio da companhia no Brasil. A empresa sempre apostou na inovação como fonte de novas ideias e soluções criativas para o negócio da companhia e o futuro da sociedade. Um dos principais desafios do Pacto Global é promover a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que possuem 169 metas direcionadas a todos os países. Desde seu lançamento, em 2015, a Enel se comprometeu em apoiar os ODS e contribuir diretamente com metas em seu plano estratégico para o sucesso de quatro objetivos: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.
Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU (UN Global Compact) é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne mais de 13 mil signatários – entre empresas e organizações – em mais de 160 países, com o objetivo de alinhar os negócios a dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Criada em 2003 e hoje a quarta maior rede do mundo, com 800 signatários, a Rede Brasil do Pacto Global é vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A iniciativa promove ações colaborativas lideradas pelo setor privado, por meio da construção de parcerias com diversos setores, como a sociedade civil, governos e agências da ONU. Para os signatários, há o acesso a diversas informações, oportunidades de capacitação e networking, além da possibilidade de participação nos Grupos Temáticos – Água, Agricultura e Alimentos, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho e Energia e Clima. Até 2030, o Pacto Global tem o desafio de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Enel atua no Brasil por meio de suas subsidiárias Enel Brasil S.A e Enel Green Power Brasil, ambas com sede em Niterói (RJ). A holding Enel Brasil mantém operações nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e soluções de energia. Em distribuição, a empresa possui cerca de 10 milhões de clientes atendidos pelas empresas Enel Distribuição Rio (RJ), Enel Distribuição Ceará (CE) e Celg (GO). Em geração, o grupo possui a usina Enel Geração Fortaleza (CE), e em transmissão, a Enel Cien (RS). O grupo também possui uma empresa de soluções em energia, a Enel Soluções.
Através das subsidiárias Enel Green Power Brasil (EGPB) e Enel Brasil, o grupo Enel tem uma capacidade instalada total de 1,302 MW de energias renováveis no país – dos quais 400 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 890 MW de energia hídrica – além de mais 442 MW de projetos eólicos e 807 MW de projetos solares atualmente em execução. Por meio da Enel Green Power Cachoeira Dourada, a empresa opera uma usina hidrelétrica de 658 MW no estado de Goiás.