Enel combina no Chile usina solar e armazenamento
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Enel) —
A empresa italiana Enel começou a operar no Chile a primeira planta de microgeração na modalidade “plug and play” (ligar e usar) do mundo com painéis fotovoltaicos e sistema de armazenamento à base de hidrogênio. O projeto compreende um sistema fotovoltaico de 125 kwp combinado com dois sistemas de armazenamento de energia, um baseado em hidrogênio e outro a base de lítio, com uma capacidade total de armazenamento superior a 580 kwh
O sistema híbrido, desenvolvido pela Enel com o apoio tecnológico da EPS (Electro Power Systems), satisfaz parte das necessidades de energia do acampamento que abriga mais de 600 técnicos que trabalham na usina geotérmica Cerro Pabellón, na região de Antofagasta, no Norte do Chile. Essa solução “plug and play” pode ser útil para garantir o acesso à energia em locais remotos ou de baixa de eletrificação.
Antonio Cammisecra, diretor da divisão global de Energias Renováveis da Enel Green Power disse: “Este projeto inovador demonstra que é possível construir plantas de microgeração eficientes e capazes de fornecer energia totalmente renovável com zero emissões e sem interrupções. Com este projeto, chegamos a um novo marco em nosso trabalho de P&D com o objetivo de criar sistemas que facilitem o acesso à energia em áreas remotas, em linha com o nosso compromisso para assegurar o acesso universal à energia limpa e acessível, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de número 7”.
Esta planta de microgeração é um projeto pioneiro de inovação desenvolvido pela Enel com suporte técnico da EPS (Electro Power Systems), empresa de tecnologia pioneira em sistemas de armazenamento de energia e microgeração. A instalação depende de um Sistema Híbrido de Armazenamento de Energia (“HyESS” – sigla em inglês), que consiste de um sistema fotovoltaico 125 kwp suportado por um sistema de armazenamento de hidrogénio de 450 kwh e um sistema de armazenamento de lítio de 132 kwh. A combinação da planta solar com a instalação de armazenamento, cuja capacidade é superior a 580 kwh, converte a energia solar em uma fonte estável de energia para aumentar a estabilidade e a flexibilidade da rede.
Além disso, um sistema de controle inovador otimiza os fluxos de energia produzidos pelos módulos fotovoltaicos, assegurando que eles sejam compartilhados com eficiência entre os dois sistemas de armazenamento, a fim de assegurar a disponibilidade contínua da fonte de alimentação. Como resultado, a planta de microgeração é capaz de fornecer energia limpa durante 24 horas por dia, sem o apoio de qualquer gerador a diesel para o seu funcionamento normal, ao contrário da maioria das plantas deste tipo.
A instalação pode trabalhar em rede e fora dela. Pode ser conectada, como agora está apoiando o circuito que fornece energia para o acampamento de Cerro Pabellón, e também pode operar de forma autônoma. Também oferece uma solução “plug and play” porque seus componentes podem ser facilmente transportados, remontados e instalados em uma nova localização, o que é particularmente útil em áreas remotas e com pouca eletrificação.
A Enel, por meio da EGPC opera atualmente no Chile plantas renováveis com uma capacidade instalada de mais de 1,1 GW, dos quais 564 MW vêm de energia eólica, 492 MW de energia solar fotovoltaica e 92 MW de energia hidrelétrica, fazendo da empresa a maior produtora de energia renovável no país. Além disso, a EGPC começou recentemente a produzir energia na instalação de 48 MW de Cerro Papellón, que é a primeira usina geotérmica na América do Sul e a primeira em escala industrial a ser construída naquela altitude (4.500 metros acima do nível do mar). O Congresso Chileno de Energia Renovável em 2015 premiou a instalação de Cerro Pabellón como “projeto renovável do ano” e como “inovação” outro projeto inovador da Enel, a instalação híbrida fora da rede de Ollagüe, que integra energia solar e eólica com um sistema de armazenamento.
A Enel Green Power — divisão de energias renováveis do grupo Enel — se dedica ao desenvolvimento e operação de usinas renováveis ao redor do mundo, com presença na Europa, América, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é uma líder global em energia verde com 38 GW de capacidade por meio de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hídrica, e está na vanguarda na integração de tecnologias inovadoras, sistemas de armazenamento e usinas de energia renovável.