CTG investe R$ 3 bi em Ilha Solteira e Jupiá
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CTG Brasil) —
A CTG Brasil comemora neste mês de julho um ano de operação das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Li Yinsheng, presidente da CTG Brasil, destacou o empenho da empresa em se relacionar bem com as populações vizinhas, por meio de projetos e ações sociais e ambientais voltadas a essas comunidades. Ele destacou o projeto de modernização das duas usinas, que receberão investimento de cerca de R$ 3 bilhões. Inicialmente, quatro das 34 unidades geradoras serão modernizadas – duas de Jupiá e duas de Ilha Solteira, com previsão de conclusão em 15 meses.
Ao longo desse primeiro ano de operação, a empresa garante que, durante o período de transição, contou com a aceitação das ofertas de trabalho de 84% dos funcionários da antiga concessionária, implementou um modelo de gestão focado no desenvolvimento das pessoas e na valorização dos talentos locais.
A intenção da CTG Brasil é modernizar todas as unidades geradoras nos próximos 10 anos, garantindo que Ilha Solteira e Jupiá mantenham seu papel protagonista na matriz energética brasileira. “Jupiá e Ilha Solteira são projetos de referência no mercado brasileiro de geração de energia. Esse projeto de modernização reforça nosso compromisso de longo prazo com o País e a nossa preocupação com a qualidade e confiabilidade de nossos ativos”, afirma Li Yinsheng.
Nesse primeiro ano, a CTG Brasil protocolou junto ao Ibama seu Plano Básico Ambiental (PBA), que são obrigações legais previstas no licenciamento e contemplam todos os programas socioambientais a ser implementados nas usinas. Enquanto aguarda a aprovação do órgão, a empresa já vem realizando ações socioambientais com a comunidade, especialmente com estudantes de escolas públicas.
A CTG Brasil também relançou o programa Ecotime, que agrega colaboradores em equipes multidisciplinares com o objetivo de promover iniciativas voluntárias e educação ambiental para o público interno e para a comunidade. Entre essas ações estão doações de livros, aulas de educação ambiental, coleta seletiva de lixo e coleta de óleo de cozinha e de eletrônicos para reciclagem.
Além dos programas de educação ambiental, as usinas de Jupiá e Ilha Solteira tem o compromisso de monitorar a qualidade das águas dos reservatórios e soltar mais de 2.1 milhões de peixes alevinos por ano em seus reservatórios, ação a ser realizada após autorização do Ibama. A produção desses alevinos ocorrerá na piscicultura da usina de Salto Grande, situada no rio Paranapanema, em parceria com a Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil.
Outro compromisso da CTG Brasil é a destinação correta de todos os resíduos gerados em Jupiá e Ilha Solteira a empresas especializadas, para tratamento. Os resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas e empresas recicladoras.
A área Patrimonial da empresa também tem atuado intensamente junto aos usuários das margens dos reservatórios, fazendo vistorias em campo, anuindo respeitabilidade de limites e regularizando os usos e ocupações de suas áreas, com foco especial na preservação ambiental das áreas de preservação permanente (APP).
CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. A CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Para mais informações: www.ctgbr.com.br