Vestas atinge 1 GW em capacidade instalada no País
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Vestas) —
Após um programa de localização para expandir sua presença no mercado brasileiro, a Vestas consolida-se como um dos principais players no setor de energia eólica do país com 1.090 MW instalados
Líder global e pioneira em energia eólica, a Vestas superou 1 GW de capacidade instalada no Brasil como resultado de um plano sólido de localização para reforçar sua presença no país.
“O mercado de vento brasileiro tem características únicas e, se você almeja se tornar um dos principais players, precisa aumentar sua presença local. É exatamente o que fizemos no Brasil: permanecemos e investimos porque acreditamos no enorme potencial do país; provando nosso compromisso com nossos clientes e também com o povo brasileiro. Em apenas alguns anos, criamos mais de 300 empregos diretos, abrimos uma nova fábrica e instalamos mais de 1 GW. Embora satisfeitos, sabemos que este é apenas o começo, pois esperamos muito mais”, diz o presidente da Vestas Brasil e Cone Sul, Rogério Zampronha.
A Vestas duplicou seus esforços para fortalecer sua posição no mercado brasileiro, particularmente desde junho de 2014, quando a empresa chegou a um acordo com o BNDES sobre um roteiro para fabricação local que permitiria à Vestas obter a acreditação Finame II do BNDES. Ao cumprir um conjunto de pré-requisitos de localização, hoje os clientes da Vestas podem se beneficiar do atrativo financiamento da instituição.
“A consolidação da nossa presença no Brasil com 1 GW de capacidade instalada é um marco muito importante para nós. Com esta nova conquista, provamos nosso compromisso com nossos clientes, que confiaram no líder global para realizar seus projetos localmente. Além disso, nossa posição reforçada no país ajudará nossos clientes a alavancar nossa expertise global em projetos de energia eólica com base em leilões, como no caso brasileiro”, diz Marco Graziano, presidente da Vestas Mediterrâneo.
A Vestas está presente no Brasil desde 2000 e atualmente possui 371 MW em construção. Em 2008, a empresa abriu um escritório em São Paulo para lidar com operações de vendas e serviços no país. Ao longo do último ano e meio, a empresa inaugurou uma fábrica em Aquiraz (Ceará) e um Centro de atendimento no Rio Grande do Norte.