GM investe em veículos elétricos
Da Redação, de Brasília (Com apoio da GM) —
Nos próximos 18 meses, a GM apresentará dois novos veículos totalmente elétricos baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV. Eles serão os primeiros de pelo menos 20 novos veículos totalmente elétricos que serão lançados até 2023. Nesta segunda-feira, 02 de outubro, a GM anunciou em Detroit como está executando a sua estratégia voltada para a sua visão de um mundo com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento, anunciado recentemente pela presidente e CEO da GM, Mary Barra.
“A General Motors acredita em um futuro totalmente elétrico”, disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto, Compras e Cadeia de Fornecedores da General Motors. “Embora esse futuro não aconteça imediatamente, a GM está empenhada em promover um maior uso e aceitação de veículos elétricos através de soluções que atendam às necessidades de nossos clientes”.
Dadas as diversas necessidades dos clientes, chegar a um futuro de zero emissões exigirá mais do que apenas tecnologia de bateria elétrica. Exigirá uma abordagem em duas vertentes para a eletrificação: bateria elétrica e célula elétrica de combustível hidrogênio, dependendo das necessidades de cada um.
A GM também apresentou o Surus – Silent Utility Rover Universal Superstructure – um veículo conceito com quatro rodas movidas a célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, conduzido por dois motores elétricos. Com sua capacidade e arquitetura flexível, o Surus poderia ser usado como um veículo de entrega, caminhão ou mesmo uma ambulância – tudo com zero emissões.
A GM, suas subsidiárias e joint ventures produzem e vendem veículos com as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang e Wuling. A GM é líder em vários dos principais mercados automotivos globais e tem compromisso em liderar o futuro da mobilidade pessoal.
Em 2017, as operações na Argentina e Brasil foram integradas na GM Mercosul. No ano de 2016 a Chevrolet vendeu nos dois mercados 445.616 mil veículos, sendo 345.916 mil no Brasil e 99.700 mil na Argentina. A GM Mercosul tem quatro Complexos Industriais que produzem veículos, motores e componentes em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí, no Brasil e em Rosário, na Argentina.
Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados) e Indaiatuba (Campo de Provas), Centros Tecnológicos em São Caetano do Sul e Rosário e Centros Logísticos em Sorocaba e General Rodriguez, em Argentina.