ONS reconhece restrição
Da Redação, de Brasília (Com apoio do ONS) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disponibilizou um comunicado na sua página de internet, confirmado que “foi verificado um problema no eletrodo de terra do bipolo 2” e que foram impostas restrições no escoamento da energia produzida no rio Madeira.
O comunicado tem o seguinte teor:
“A energia das usinas de Santo Antônio e Jirau é escoada para o Sudeste através de dois bipolos – 2 sistemas de transmissão, com duas linhas de transmissão em cada sistema. Os dois bipolos juntos têm capacidade para escoar 6.300 MW.
No entanto, foi verificado um problema no eletrodo de terra do bipolo 2, de propriedade da IE Madeira, o que fez com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico impusesse restrições no escoamento da energia das usinas através dos bipolos. Com a restrição, o escoamento de energia total pelas linhas de transmissão ficou limitado a 4.700 MW.
Ao serem realizados testes, foi verificado que o eletrodo de terra do bipolo 2 foi construído em local inapropriado, o que compromete suas funções. O eletrodo de terra tem como função manter o equilíbrio entre as duas linhas de transmissão do bipolo, de forma que, caso haja uma ocorrência em uma das linhas, a outra possa continuar em operação.
Sem este equipamento atuando de forma correta, um desligamento em uma das linhas pode ocasionar a perda integral do bipolo 2 e de toda a energia por ele transportada. Por isso, por medida de segurança, o ONS decidiu pela restrição.
No momento, devido ao período seco, as usinas de Santo Antônio e Jirau estão gerando muito abaixo da sua capacidade instalada. Hoje, 23 de outubro, estão sendo escoados 850 MW pelo linhão do Madeira. Outros 1.050 MW gerados pelas usinas estão sendo enviados diretamente para Porto Velho por outro sistema de transmissão”.