GasTrading diz que vai recorrer pela UTE de Peruíbe
Maurício Corrêa, de Brasília —
A empresa GasTrading deverá recorrer da decisão tomada pelo juiz Wilson Julio Zanluqui, da 2ª. Vara do Foro de Peruíbe (SP), que indeferiu o pedido de tutela antecipada requerido pela Gastrading, para suspender os efeitos da Lei no. 46/2017. A empresa está convencida de que referida lei foi direcionada exclusivamente ao Projeto Verde Atlântico Energias, além de ferir a legislação federal em vigor. Um comunicado distribuído à imprensa esclarece que a empresa “continuará lutando por seus direitos perante o Poder Judiciário”.
“A Gastrading aproveita para reafirmar seu compromisso junto à população de Peruíbe e do Brasil e esclarecer que vem seguindo rigorosamente toda a legislação ambiental, e que muitas das questões sobre as quais se basearam a Lei nº 46/2017 ainda serão analisadas no âmbito do licenciamento ambiental”, destacou a empresa.
A Gastrading argumentou ainda que “o Brasil passa por um momento político que requer o claro cumprimento das legislações para atender aos interesses nacionais, pois a geração de energia elétrica tendo o gás natural como combustível é uma realidade em diversos países do mundo, considerando a alta eficiência, baixa nível de poluição e preços competitivos. Além disso, o projeto irá disponibilizar gás natural para atender a Baixada Santista e o Estado de São Paulo, representando segurança energética para empresas e para o bem-estar dos cidadãos brasileiros”.
O projeto Verde Atlântico Energias contempla uma Usina Termelétrica (UTE) e um Terminal GNL (Gás Natural Liquefeito), a serem construídos em Peruíbe (Litoral Sul de São Paulo). A iniciativa tem por objetivo gerar eletricidade a preços competitivos e oferecer alternativa confiável, mais limpa e com baixo impacto ambiental, além de disponibilizar gás natural para toda a região da Baixada Santista e para o estado de São Paulo. O projeto terá capacidade de geração de até 1,7 gigawatts de energia, representando investimentos totais da ordem de R$ 5,6 bilhões.