UHE São Manoel instala estator
Da Redação, de Brasília (Com apoio da UHE São Manoel) —
A hidrelétrica de São Manoel concluiu, na última quarta-feira, 14 de fevereiro, mais uma importante etapa da instalação das unidades de geração, com a descida do estator. Este é o estágio final da montagem eletromecânica na usina, que já possui duas das quatro máquinas em geração comercial de energia elétrica. A terceira máquina está na fase de comissionamento e testes.
“O estator é a parte fixa do gerador responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica, a partir da movimentação das pás da turbina quando submetidas ao contato direto com o fluxo de água”, explica Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração de Furnas.
Calixto reforça que a atividade ocorreu após a instalação de outras importantes peças da Unidade de Geração 04 (UG-04): o conjunto Kaplan e rotor do gerador, encaixados no poço nos dias 27 de janeiro e 09 de fevereiro, respectivamente. “A ação é complexa por conta dos desafios logísticos e operacionais. No caso específico do estator, a atividade é dificultada pelo tamanho do componente, que tem cerca de 321 toneladas, 14,20 metros de diâmetro, 2,08 metros de altura, e possui mais de 175 mil lâminas de aço”, conclui.
A Usina Hidrelétrica São Manoel instalou o primeiro estator em junho de 2017. Em dezembro, o empreendimento recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a geração comercial da primeira máquina. A previsão é que até maio deste ano as quatro unidades de geração estejam em pleno funcionamento.
Localizada entre os municípios de Jacareacanga, no Pará, e Paranaíta, no Mato Grosso, a hidrelétrica conta com quatro unidades geradoras tipo Kaplan de 175 MW cada, totalizando 700 MW de capacidade instalada, o que representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões habitantes. O empreendimento é construído pela Sociedade de Propósito Específico São Manoel Energia, formada por Furnas, EDP do Brasil e CTG Brasil.