Nissan recicla bateria de veículo elétrico
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Nissan) —
A primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos do Japão deve abrir em meio à crescente demanda por carros elétricos. A unidade, localizada na cidade de Namie, no leste do Japão, será operada pela 4R Energy Corporation, uma joint venture entre a Nissan e a Sumitomo Corporation.
Com o número de carros elétricos aumentando rapidamente, questões ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são preocupações dos motoristas de todo o mundo. A disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, já que os compradores da primeira geração de carros elétricos vão querer substituir seus veículos. Espera-se que a reciclagem e a refabricação dessas baterias tenham um impacto substancial no segmento, afetando a demanda por novos materiais, o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Fundada em 2010 pela Nissan e pela Sumitomo Corporation para focar na reutilização efetiva de baterias de carros elétricos, a 4R adquiriu experiência valiosa. A empresa desenvolveu um sistema que mede rapidamente o desempenho de baterias usadas e planeja aplicar essa tecnologia inovadora a baterias coletadas em todo o Japão.
A fábrica servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas. A unidade é a primeira fábrica nova da cidade de Namie desde que a cidade foi devastada pelo terremoto e tsunami do Japão em março de 2011, e deve ajudar a revitalizar a economia local
Venda de veículos elétricos
A Nissan Motor Co., Ltd. revelou seus planos de lançar um número cada vez maior de veículos eletricados, expandir e evoluir os sistemas de condução autônoma e acelerar a conectividade dos veículos. Essas estratégias fazem parte de seu plano de negócios de médio prazo “Nissan M.O.V.E. to 2022”. Entre os objetivos estão vender anualmente 1 milhão de veículos eletrificados até o ano-fiscal 2022 – sejam 100% elétricos ou aqueles equipados com powertrains e-Power.
Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa também pretende:
Desenvolver oito novos veículos puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan Leaf;
Lançamento de uma ofensiva de carros elétricos na China sob diferentes marcas;
Introduzir um “kei car” (mini) elétrico no Japão;
Oferecer um veículo elétrico crossover global inspirado no Nissan IMx Concept;
Eletrificar os novos modelos Infiniti a partir do ano-fiscal 2021;
Equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autônoma;
Alcance de 100% de conectividade para todos os novos carros Nissan, Infiniti e Datsun vendidos em principais mercados até o final do plano.
Philippe Klein, diretor de planejamento da Nissan, disse: “Nosso produto e estratégia de tecnologia são dedicadas a posicionar a Nissan para liderar a evolução da tecnologia, do negócio e da indústria automotiva. Nossos esforços estão focados no fornecimento da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação, condução autônoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.
Falando com a imprensa ao lado dos vice-presidentes sênior Takao Asami e Ogi Redzic, que lideram os respectivos projetos autônomos de condução e conectividade na Aliança, Klein reafirmou que o plano de médio prazo visa impulsionar a receita anualizada em 30%, alcançando 16,5 trilhões de ienes até o final do ano-fiscal 2022. A empresa também objetiva margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Klein prometeu alavancar os ativos da plataforma e do powertrain da Renault-Nissan-Mitsubishi para apoiar os objetivos da empresa.
Eletrificação
Klein disse que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China que será liderada por um novo veículo elétrico do segmento C, que chegará esse ano, derivado da tecnologia do novo Nissan Leaf. A ofensiva de produto também incluirá um veículo elétrico acessível por meio de uma joint venture da Aliança com a empresa GT New Energy Automotive. Este novo veículo elétrico acessível será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela sua parceira chinesa Dongfeng em uma plataforma de SUV do segmento A. Mais dois derivados de veículos elétricos também estão sendo preparados para a marca Venucia, vendida apenas na China.
A Nissan continuará também a expandir sua tecnologia e-Poser, já oferecida no Nissan Note e Nissan Serena no Japão. Mais de 129 mil unidades do Note e-Poser foram vendidas no Japão em seu primeiro ano de mercado, com mais de dois terços dos clientes do Note optando pela versão e-Poser ao invés do modelo a combustão.
A montadora espera que os veículos eletrificados (veículos elétricos e e-Power) representem 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até 2025. Nos EUA, a expectativa é de 20% a 30% até 2025, enquanto na China é 35% a 40%. A Infiniti acelerará a tendência de eletrificação, com os novos modelos sendo puros veículos elétricos ou utilizando a tecnologia e-Power a partir do ano-fiscal 2021. Até 2025, a Infiniti espera que os veículos eletrificados representem 50% de suas vendas globais.
Condução autônoma
A empresa japonesa anunciou também planos para implantar a tecnologia ProPilot em 20 modelos em 20 mercados até 2022. A empresa espera vender 1 milhão de veículos equipados com o ProPilot por ano até 2022.
Isto será seguido pela melhoria do ProPilot para automatizar a condução em várias faixas de rolamento de rodovias e gerenciando os destinos dos veículos. A capacidade aprimorada será introduzida no Japão como um projeto-piloto em um ano. Asami disse: “Com base na história da Nissan de criar tecnologias de segurança pioneiras, continuamos a evoluir a tecnologia autônoma buscando a conveniência da condução com ‘mãos livres’ e ‘olhos-livres’ em todos as situações. Já temos mais veículos na estrada com capacidades semiautônomas do que qualquer outro fabricante de automóveis, e continuamos a aprender com essa experiência para trazer benefícios aos clientes”.
Redzic anunciou o objetivo de oferecer conectividade a 100% dos novos modelos Nissan, Infiniti e Datsun a serem vendidos nos principais mercados, o que será possível com o lançamento da Nuvem Conectada da Aliança (Alliance Connected Cloud). Esse serviço permitirá que todas as empresas da Aliança se integrem à gestão de dados dos novos modelos e daqueles que já estão nas ruas”, disse Redzic. “Ele apoiará serviços de info-entretenimento, bem como um mecanismo de comunicação único para facilitar as atualizações ‘over the air’ para todos veículos”.
A Nuvem Conectada da Aliança fornece uma base para permitir a expansão de serviços conectados e de mobilidade para a Nissan, incluindo veículos-robô. A Nissan testou seu primeiro serviço de veículos-robô, chamado “Easy Ride”, com o parceiro DeNA no começo deste mês. No início de 2020, a Nissan pretende fornecer serviços comerciais diretamente aos clientes.