Horário “sombra” já está em operação
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CCEE) —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE iniciou, nesta segunda-feira, 16 de abril, a operação sombra, com cálculo e publicação diária do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD do dia seguinte e em base horária. A Iniciativa visa dar mais dinamismo e aproximar a precificação da operação.
Diariamente, a CCEE divulgará em seu site e no aplicativo mobile da instituição os preços para cada hora do dia seguinte. Para fazer este cálculo, será utilizado o modelo computacional Dessem, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, que também servirá de base para a operação do sistema feita pelo Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS.
“Com a divulgação do preço sombra iniciamos uma fase de transição do preço por patamar para o preço horário. Neste período, os agentes poderão medir o impacto desta mudança em seus negócios, se preparando para a mudança prevista para janeiro de 2019. Teremos a oportunidade de ver na prática aquilo que estudamos nos últimos anos para aprimorar a precificação e trazer uma série de benefícios”, destaca Cesar Pereira, gerente de Regras, Capacitação e Preços.
Vale ressaltar que o preço horário divulgado na operação sombra não é oficial, permanecendo vigente o PLD semanal por patamar, divulgado pela CCEE toda sexta-feira. As informações são apresentadas apenas para análise e avaliação do mercado. Para acompanhar os valores divulgados diariamente pela CCEE, os agentes de mercado terão duas opções: o site da instituição e o aplicativo mobile.
No aplicativo, os agentes de mercado poderão fazer comparações com gráficos, que permitem visualizar o valor oficial (PLD semanal por patamar) e o preço horário com e sem rede elétrica calculado. “Com o APP da CCEE, os agentes terão acesso imediato ao PLD Horário em um formato simples e amigável, mesmo que estejam em trânsito, fora do escritório. Esse é mais um passo na estratégia de mobilidade da CCEE, que se propõe a entregar conteúdos relevantes de negócio ao mercado com agilidade e precisão”, destaca Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.