Maia: privatização da Eletrobras só após eleição
Da Redação, de Brasília (Com apoio do Câmara Notícias) —
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse nesta quarta-feira, 04 de julho, que a proposta de privatização da Eletrobras só voltará a ser discutida após as eleições presidenciais. “A privatização da Eletrobras será discutida após as eleições. Certamente um presidente eleito vai ter condições de decidir sobre o que fazer com ela, foi a decisão dos líderes”, disse.
A proposta está em análise na comissão especial. O relator, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), apresentou o relatório no início de maio, mas ainda precisa se manifestar sobre as emendas apresentadas na comissão especial.
O texto de Aleluia segue a estrutura do projeto original, que autoriza a empresa a lançar novas ações para diminuir a participação do governo. Ao final, a União terá menos de 50% das ações, mas ainda será a maior acionista.
Além disso, pelo texto, o governo abrirá mão de ter o controle sobre as decisões da companhia. Mas terá direito à chamada “golden share”, que lhe dará poderes especiais em decisões importantes da empresa, além da indicação de um membro adicional ao conselho de administração.