CMSE mantém Gfom na próxima semana
Da Redação, de Brasília —
Foi realizada uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), nesta quarta-feira, 12 de setembro, quando se decidiu que o suprimento está garantido para o ano de 2018, mas que é necessário manter, para a semana operativa de 15 de setembro a 21 de setembro de 2018, o despacho de usinas termelétricas até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 766,28/MWh. Portanto, na próxima semana continua em vigor o mecanismo de geração fora da ordem de mérito.
Ao final da reunião, o MME divulgou o seguinte comunicado:
“Previsão Meteorológica e Energia Armazenada: O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS informou que, com base na última reunião do Grupo de Trabalho MCTIC/MME sobre Previsão Meteorológica Estendida, realizada em 11 de setembro de 2018, nos próximos sete dias uma área de baixa pressão provocará precipitações entre o norte da Região Sul e o sul da Região Sudeste. As bacias mais beneficiadas serão Iguaçu, Jacuí e Uruguai, no subsistema Sul.
O ONS destacou que no mês de setembro de 2018, até o dia 10, foram verificados os valores de Energia Natural Afluente – ENA bruta de 73% no Sudeste/Centro-Oeste, 161% no Sul, 44% no Nordeste e 87% no Norte, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT.
A ENA das bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins, que juntos concentram cerca de 80% da capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional – SIN, apresentaram no mês de setembro de 2018, até o dia 10, os valores de ENA bruta de 43%, 55%, 43% e 61%, respectivamente, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT.
A Energia Armazenada – EAR verificada no dia 10 de setembro de 2018 foi de 26,1%, 54,2%, 31,0% e 51,9% nos reservatórios equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, referenciados às respectivas EAR máximas.
Avaliação do despacho térmico fora da ordem de mérito: Foram avaliados os atuais níveis de armazenamento dos subsistemas do SIN e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Foi realizada análise específica para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, comparando-se com a curva de referência do reservatório equivalente daquele subsistema, e também de reservatórios de usinas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba, conforme metodologia definida na reunião do CMSE realizada em 5 de setembro de 2018, visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná.
Assim, o CMSE decidiu manter, para a semana operativa de 15 de setembro a 21 de setembro de 2018, o despacho de usinas termelétricas até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 766,28/MWh. O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas.
O CMSE permanecerá acompanhando permanentemente as condições de suprimento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios, com reuniões semanais para avaliação do despacho termelétrico fora da ordem de mérito”.