CMSE mantém Gfom até 28.09
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 19 de setembro, em Brasília, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reavaliou as condições do suprimento eletroenergético em todo o país. Depois de analisar os níveis atuais de armazenamento dos principais reservatórios e a perspectiva até o final de novembro, o comitê decidiu manter o despacho de usinas térmicas fora da ordem de mérito na semana operativa de 22 a 28 de setembro.
Ao final da reunião, o MME divulgou o seguinte comunicado:
“O CMSE esteve reunido nesta quarta-feira, 19 de setembro de 2018, com o objetivo de reavaliar as condições de suprimento eletroenergético em todo o território nacional, e divulga, de forma preliminar, os principais pontos tratados pelo colegiado:
Previsão Meteorológica e Energia Armazenada: O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS informou que, com base na última reunião do Grupo de Trabalho MCTIC/MME sobre Previsão Meteorológica Estendida, realizada em 18 de setembro de 2018, nos últimos sete dias choveu no centro sul do Brasil, na região Sul e no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com valores próximos à média histórica, assim como no norte e oeste da Amazônia, com acumulados ligeiramente superiores à média, mas com reflexo muito pequeno nas condições de armazenamento do Sistema Interligado Nacional – SIN.
Nos próximos sete dias áreas de baixa pressão continuarão provocando precipitações entre o norte da Região Sul e o sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste. As bacias mais beneficiadas serão as de Iguaçu, Itaipu, Grande, Paranaíba, Três Marias e Doce. Para a segunda semana, os modelos disponíveis (CPTEC/INPE e GFS) indicam precipitações dentro da média na região central do Brasil, incluindo parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, assim como precipitações superiores à média na Região Sul.
O ONS destacou que no mês de setembro de 2018, até o dia 17, foram verificados os valores de Energia Natural Afluente – ENA bruta de 72% no Sudeste/Centro-Oeste, 124% no Sul, 43% no Nordeste e 83% no Norte, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT. A ENA das bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins, que juntos concentram cerca de 80% da capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional – SIN, apresentaram no mês de setembro de 2018, até o dia 17, os valores de ENA bruta de 45%, 57%, 41% e 56%, respectivamente, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT.
A Energia Armazenada – EAR verificada no dia 18 de setembro de 2018 foi de 24,9%, 51,7%, 30,1% e 47,9% nos reservatórios equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, referenciados às respectivas EAR máximas.
Avaliação do despacho térmico fora da ordem de mérito: Foram avaliados os atuais níveis de armazenamento dos subsistemas do SIN e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Foi realizada análise específica para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, comparando-se com a curva de referência do reservatório equivalente daquele subsistema, e também de reservatórios de usinas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba, conforme metodologia definida na reunião do CMSE realizada em 5 de setembro de 2018, visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná.
Assim, o CMSE decidiu manter, para a semana operativa de 22 de setembro a 28 de setembro de 2018, o despacho de usinas termelétricas até o limite de Custo Variável Unitário – CVU de R$ 766,28/MWh. O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas.
Avaliação do atendimento a Roraima: Foi relatado que está em andamento testes do sistema elétrico de Boa Vista/RR operando com suprimento pela geração termelétrica local, com o acompanhamento da ANEEL, visando avaliar o atendimento em regime permanente, além de estar em execução a instalação de Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC, coordenada pelo ONS e as empresas Eletrobras Distribuição Roraima – EDRR e Eletrobras Eletronorte, que melhora a condição de atendimento e a resposta do sistema elétrico a contingências, com conclusão prevista para a próxima semana.
Nesse sentido, o CMSE deliberou para que os testes permaneçam em andamento até as 18h do dia 26 de setembro, quando os resultados deverão ser apresentados na reunião extraordinária do Comitê”.