Polônia contrata GNL por 20 anos da Venture
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Venture Global) —
Por um período de 20 anos, a Polish Oil and Gas Company (PGNiG) irá receber gás natural liquefeito dos EUA para distribuir a clientes domésticos e para revenda. Pelos contratos, a PGNiG irá comprar GNL a preço FOB (free on board ou posto a bordo), a partir da data da entrada em operação comercial da unidade de exportação da Venture Global Calcasieu Pass LNG, prevista, no momento, para 2022 e da data da entrada em operação comercial da unidade de exportação da Venture Global Plaquemines LNG, prevista, no momento, para 2023.
Os contratos vinculantes foram assinados pela Polish Oil and Gas Company (PGNiG) e por duas subsidiárias da Venture Global LNG – a Venture Global Calcasieu Pass, LLC e a Venture Global Plaquemines LNG, LLC. Os dois contratos resultam de um acordo concluído em junho de 2018 com a Venture Global LNG.
“Os contratos assinados recentemente representam um marco no desenvolvimento da posição da PGNiG no mercado global de gás natural liquefeito”, disse o presidente do Conselho de Administração da PGNiG, Piotr Wozniak. “Graças à fórmula FOB, seremos capazes de decidir, de forma independente e com base em nossas necessidades em um determinado momento se a carga de GNL comprada deve ser transportada para a Polônia ou ser usada em comercialização adicional, através de nosso escritório em Londres”, acrescentou o presidente Wozniak.
“As condições do contrato nos EUA são muito atraentes. O preço do GNL se baseia no índice American Henry Hub, junto com os custos de liquefação”, declarou o vice-presidente do Conselho de Administração da PGNiG para Comércio, Maciej Wozniak. “Esses são os primeiros contratos de longo prazo para compra de GNL dos EUA anunciados na Europa Central”, ele acrescentou.
Os copresidentes-executivos da Venture Global LNG, Mike Sabel e Bob Pender, anunciaram conjuntamente: “Estamos honrados por nos tornarmos parceiros da Polônia e da PGNiG, uma das mais importantes empresas internacionais de petróleo e gás da Europa. Estamos muito ansiosos para desenvolver uma relação de suprimento de longo prazo com a PGNiG, que irá se juntar a nossas atuais parceiras de alta qualidade, a Shell, a Edison SpA, a Galp, a BP e a Repsol”.
Os novos contratos irão garantir o fornecimento de um total de 2 MTPA de GNL, que corresponde a cerca de 2,7 bilhões de m3 de gás natural após a regaseificação e isso equivale – dependendo da capacidade do navio – a mais de 25 cargas por ano. Por um prazo de 20 anos, a PGNiG irá comprar de cada uma das empresas 1 MTPA de GNL por ano a preço FOB (posto a bordo), onde o vendedor irá entregar o GNL a um navio-tanque no porto de embarque e o comprador irá dispor da carga livremente, incluindo decidir seu destino.
A Polish Oil and Gas Company (PGNiG) é a líder de mercado de gás natural na Polônia. Listada na Bolsa de Valores de Varsóvia, as atividades principais da empresa incluem exploração e produção de gás natural e de petróleo bruto. Suas principais subsidiárias importam, armazenam, vendem e distribuem combustíveis gasosos e líquidos. Elas também geram aquecimento e eletricidade.
A PGNiG tem interesses em cerca de 30 empresas, incluindo entidades que fornecem serviços profissionais de geofísica, perfuração e manutenção. A PGNiG detém licenças de exploração e produção na plataforma continental da Noruega e no Paquistão. A atividade de exploração e produção na Noruega está a cargo da PGNiG Upstream Norway. A PGNiG Supply & Trading, sediada em Munique, está envolvida com a comercialização de gás na Europa Ocidental e opera um escritório de comercialização de GNL em Londres.
Quanto à Venture Global LNG é uma fornecedora de GNL de baixo custo, a longo prazo, originário das bacias de gás natural norte-americanas, ricas em recursos e baixo custo. O sistema de processamento de liquefação da Venture Global LNG irá empregar uma suíte de produtos altamente eficientes e confiáveis, fornecidos pela GE Oil & Gas, LLC, parte da Baker Hughes, empresa da GE (BHGE).
A empresa está desenvolvendo a unidade de 10 MTPA da Venture Global Calcasieu Pass (em uma localidade de aproximadamente 405 hectares, situada na interseção do Calcasieu Ship Channel e o Golfo do México) e a unidade de 20 MTPA da Venture Global Plaquemines LNG (em uma localidade de aproximadamente 255 hectares em Plaquemines Parish, Louisiana, a 48 quilômetros ao sul de Nova Orleans, no Rio Mississippi).